DIA 1 DE AGOSTO NA HISTÓRIA – Dia Mundial do Aleitamento Materno…

BOM DIA 1 DE AGOSTO

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA
1910 – A construtora da Madeira-Mamoré orientada pelo sanitarista Oswaldo Cruz para aplicação compulsória de quinino em todos os trabalhadores para combater a malária.
1912 – A ferrovia Madeira-Mamoré é oficialmente dada como inaugurada.
1926 – Por ordem do prefeito Prudêncio Borgea de Sá vários produtores de leite são proibidos de comercializar suas produções devido ao uso superior a 50% de água por litro.
1948 – Circulando desde 1917, o jornal Alto Madeira a partir de hoje terá edições domingo, quarta e sexta-feira.
1981- A lei que cria o Estado Rondônia não exige domicílio de 2 anos para ser candidato em 1982, disse o deputado (SP) Antonio Morimoto relator do projeto.
1986 – Técnicos do IBDF e do Conselho Estadual do Meio Ambiente acusam a migração e a desinformação pelos danos ambientais em RO.
1990 – A coligação “Vontade do Povo” anunciou um forte contra-ataque a qualquer menção de tráfico ao seu candidato a governador Olavo Pires.

HOJE É
Dia Mundial do Aleitamento Materno. Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo. Dia do Cerealista. Dia Nacional do Selo. Dia Mundial do Câncer de Pulmão. Dia da Literatura de Cordel.
Católicos celebram Santo Aarão, Santos Júlio e Aarão – mártires, São Galo, Santo Afonso Ligório,

BRASIL
1993 – O Cruzeiro Real é adotado como nova moeda brasileira, substituindo o Cruzeiro.

MUNDO
1889 – Nasce John Friend Mahoney (m. 1957), que desenvolveu o tratamento para a sífilis usando a penicilina. 1981 — Fundada nos EUA a MTV, a 1ª emissora de TV dedicada só à música.

FOTO DO DIA

HÁ 80 ANOS O SUMIÇO DO TENENTE (IV)

Na investigação do sumiço do tenente Fernando Oliveira, em 1945, alguns fatos podem ter causado o quadro atual: há 80 anos ninguém sabe o que aconteceu, e o crédito fica na conta dos métodos de investigação.
Voltemos ao Walter Bartolo (1927/2012), motorista do tenente e condutor da mãe do oficial quando ela veio a Porto Velho, conforme entrevista em 2008 na casa dele – participação dos jornalistas Fabio Só e Adaídes – Dadá – dos Santos, e do historiador Francisco Matias.
Citado pelo tenente em cartas à família como “o melhor amigo que fiz aqui”, ele lembrou que policiais vindos do Rio de Janeiro torturaram muito os presos. “A mãe do oficial dizia que seu coração de mãe dizia que os dois não tinham culpa, mas eles continuavam torturando”.
Bartolo (FOTO) era, além de uma figuraça, boêmio, cantor e compositor. Na década de 1950, numa TV carioca ele cantou a música de sua autoria “Mãe Sofredora”.
“No dia seguinte policiais foram me buscar no hotel para explicar como eu sabia tanto do caso. Fui liberado depois de horas de depoimento”.

+

- Advertisement -

Últimas notícias