O líder indígena Almir Suruí, conhecido nacionalmente por sua atuação em prol dos direitos indígenas e preservação ambiental, anunciou sua pré-candidatura à prefeitura de Cacoal.
Suruí, que já disputou outras eleições, tentará pela primeira vez ser prefeito da cidade em que reside.
Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), ele aceitou o convite do partido para participar do processo democrático.
Em entrevista ao Extra de Rondônia, concedida neste domingo, 2, Almir Suruí afirmou: “aceitei o convite do partido ao qual estou filiado, que é o PDT, e entendi que é necessário participar do processo democrático a partir dessa oportunidade que o partido me oferece como pré-candidato a prefeito de Cacoal. Dessa forma, posso apresentar, junto com a população de Cacoal, nossa proposta de revisão de como Cacoal deve ser construído de forma democrática”.
Suruí destacou a importância de oferecer aos eleitores a oportunidade de analisar e refletir sobre a relevância do processo eleitoral. “Precisamos fortalecer outras alternativas de propostas, de pessoas, de ideias e de projetos para nosso município. Acredito que Cacoal precisa refletir sobre a importância do fortalecimento da democracia a partir da eleição municipal.”
O líder indígena agradeceu ao ex-senador Acir Gurgacz, ex-senador pelo PDT, pelo convite para ser pré-candidato. “Só tenho que agradecer ao ex-senador Acir pelo convite e pela confiança para que eu possa ser o pré-candidato a prefeito de Cacoal”, concluiu.
QUATRO PRÉ-CANDIDATOS, POR ENQUANTO
Com Suruí, já são quatro os nomes dos pré-candidatos que devem disputar o pleito eleitoral em Cacoal. Estão na lista: Adailton Fúria (atual prefeito de Cacoal), João Pichek (vereador e ex-presidente da Casa de Leis) e Celso Popó (ex-deputado estadual). Leia mais AQUI.
Há informações de que ainda pode ser lançada, nos próximos dias, a pré-candidatura de um nome forte representando à esquerda local.