O deputado Cirone Deiró apresentou proposta para a implantação de benefício especial para as pessoas que desempenham a função de cuidadores de familiares com deficiência. O programa, que levaria o nome de “Cuidar de Quem Cuida”, tem o objetivo de proporcionar um auxílio financeiro mensal de R$ 900,00 aos cuidadores.
Segundo o deputado, a iniciativa visa reduzir as desigualdades sociais, promover cuidado saudável e apoiar a saúde mental dos cuidadores legais de pessoas com deficiência. Cirone afirma que o programa busca não apenas reconhecer a importância do trabalho dos cuidadores, mas também prover apoio financeiro e emocional direto a eles.
Os benefícios do programa se estenderiam a pessoas cadastradas no CadÚnico, com renda familiar per capita mensal não superior a 1/6 do salário mínimo nacional vigente, residentes com a pessoa com deficiência sob sua responsabilidade, e que atendam aos critérios específicos, incluindo o cuidado em tempo integral de indivíduos com dependência comprovada, por meio de laudo médico.
A proposta ressalta a importância de cuidar daqueles que cuidam, reconhecendo a carga física e mental enfrentada por esses cuidadores. “Não se pode separar a saúde mental do contexto mais amplo da saúde pública, direitos fundamentais, moradia adequada e segurança financeira”, justificou o deputado.
Cirone informou que proposta semelhante já entrou em vigor no vizinho estado do Mato Grosso. “Esse programa representa um passo significativo em direção a uma sociedade mais inclusiva, solidária e atenta às necessidades daqueles que dedicam suas vidas ao cuidado de outros”, disse.
Texto: Eli Batista