A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou uma solicitação ao Executivo Estadual para a criação de uma Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher no regime de plantão 24 horas em Machadinho do Oeste. A proposta tem como objetivo atender à urgente necessidade de criar um ambiente seguro e acolhedor para mulheres vítimas de violência, proporcionando um atendimento que seja humanizado.
A deputada enfatiza a urgência da implantação dessa Delegacia Especializada, que estará disponível a qualquer momento do dia ou da noite, inclusive aos finais de semana e feriados. A iniciativa tem como objetivo principal combater a crescente incidência de violência contra a mulher na região, além de oferecer um local onde essas vítimas possam denunciar e buscar apoio de maneira digna e segura.
“Muitas mulheres agredidas têm relatado experiências negativas ao procurar atendimento em delegacias não especializadas, descrevendo o atendimento como desatencioso e insensível. A falta de funcionamento 24 horas por dia também é um entrave, dificultando o acesso das vítimas ao auxílio necessário nos momentos de maior vulnerabilidade”, justificou a deputada.
A parlamentar destaca a necessidade de uma abordagem sensível e empática, considerando o estado emocional e psicológico delicado pelo qual as vítimas passam no momento da violência ou da denúncia. “A presença de uma equipe policial treinada e preparada para o atendimento dessas vítimas é de suma importância”, enfatiza Cláudia de Jesus.
Alarmantes números
Cláudia de Jesus ressalta ainda a importância de estabelecer parcerias entre as esferas governamentais para a efetivação de políticas públicas direcionadas a esse público vulnerável. Essa iniciativa se alinha com os dados alarmantes recentemente divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apontam Rondônia como líder nas estatísticas de feminicídio, com uma taxa de 3,1 casos por 100 mil habitantes em 2022, mais que o dobro da média nacional, que foi de 1,4 casos.
Segundo o Observatório Estadual de Segurança Pública, somente entre 1 de janeiro e 31 de julho de 2023, foram registradas cerca de 150 ocorrências de violência contra a mulher no município de Machadinho do Oeste. Cláudia de Jesus destaca que a maioria das vítimas desse tipo de crime não consegue acessar serviços de atendimento adequados, seja pela insuficiência ou inexistência dos mesmos. Mesmo aquelas que tiveram acesso a tais serviços muitas vezes não receberam a proteção necessária para evitar novas violências ou tragédias.
Texto: Cristiane Abreu – Assessoria parlamentar.
]]>