Teve início nesta segunda-feira, dia 08 de maio, o cronograma de palestras nas Escolas da Rede Pública Municipal de Cacoal como parte do Programa “Maio Larana” que visa esclarecer às crianças e adolescentes sobre os perigos do assédio por parte de pessoas má intencionadas, que podem ser não apenas estranhos, mas muitas vezes gente do círculo de amizades de seus pais ou até familiares em alguns casos. As palestras dessa campanha vão até o próximo dia 31 de maio.
Nesta segunda-feira, logo pela manhã, a abertura da Campanha ocorreu na Praça do Teixeirão, com a participação do Secretário Municipal de Educação, Gildeon Alves; Comandante do Colégio Militar de Cacoal, Ten. Cel João Carlos Rodrigues Matos; Secretária Municipal de Assistência Social, Marilande Alves; o presidente do CMCDA, Firmino Muniz.
Também participaram do evento representantes da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que foram Keler Trevisani – Gerente Pedagógica; Cássia Vargas, da Coord. do PSE; Cida Barboza – Aux. PSE; Beatriz Calis, Coordenadoria do Busca Ativa; além de representantes de outras entidades parceiras.
Logo em seguida, por volta de 09h30, ocorreu uma palestra com dezenas de crianças no auditório da Escola Pedro Kemper e várias outras estão programadas para serem realizadas nas escolas, ao longo do mês.
Esses eventos são o resultado de parcerias entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) e Coordenadoria Regional de Educação com várias faculdades sediadas no Município, como Uninassau (antiga Facimed) e UNESC.
Entidades como o Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar também participam do programa, atuando direta ou indiretamente para que a Campanha atinja os seus objetivos de combate à violação de direitos de crianças e adolescentes por meio de palestras, mas também de ações diretas dessas entidades, quer na prevenção, quer em ações diretas junta às autoridades judiciárias em caso de atos de violência consumados.
COMO SURGIU O MAIO LARANJA A data oficial do Dia de Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é o dia 18 de maio, mas as ações de conscientizações ocorrem durante todo o mês. Embora o enfoque especial ocorra em maio, as instituições de ensino orientam os seus professores a dar uma atenção à temática também em outros meses do ano.
De acordo com os organizadores, o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” temo como meta chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
As escolas municipais terão palestras ministradas na UNESC e as escolas estaduais terão palestras nas próprias escolas ao longo do mês. O encerramento será no Teatro Municipal com a organização de uma mesa-redonda com profissionais das diversas áreas para discutirem o resultado da campanha e a adoção de ações concretas nas redes de ensino. Nesse encerramento, haverá a participação de gestores educacionais, professores, autoridades das diversas áreas, acadêmicos e comunidade em geral.
]]>