Coluna ESPAÇO ABERTO – Candidata coringa é cobiçada por quase todas as prováveis chapas majoritárias para 2026

Divulgação

CENÁRIO

Na coluna de ontem eu destaquei prováveis combinações de chapas para as eleições de 2026. Vários amigos concordaram com as possibilidades e acrescentaram ainda que alguns nomes sugeridos tem base pontual, o que necessariamente não significa aceitação coletiva.

 

CENÁRIO 2

Com certeza. Estar bem em Vilhena, por exemplo, não significa que venha acontecer a mesma aceitação nas demais cidades do estado. É preciso construir boas bases eleitorais para poder sonhar alto.

 

CENÁRIO 3

O mais interessante é que no cenário político atual, é possível contar nos dedos os parlamentares que são, pelo menos, conhecidos na maioria das cidades de Rondônia.

 

CENÁRIO 4

Então, por conta do desconhecimento, temos aí a necessidade fundamental dos eventuais candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal, em buscar boas parcerias.

 

POSSIBILIDADES

Mas vamos então aos nomes que ficaram de fora da lista de ontem, e que já estão costurando alianças para 2026. As prováveis candidaturas destacadas são para o Senado Federal.

 

CONFÚCIO MOURA

O senador pelo MDB está nadando de braçada por conta dos recursos e obras que tem conseguido para o estado. Confúcio talvez seja o único parlamentar de centro-esquerda de Rondônia, que escapa ileso da fúria dos extremistas de direita.

 

Foto: Senado Federal

 

CONFÚCIO MOURA 2

Até o busto de Jorge Teixeira sabe que Confúcio é base de Lula, no entanto pouco se vê dos extremistas lhe criticando por isso.

 

CONFÚCIO MOURA 3

Inteligente, o senador sabe que não pode desafiar a direita em Rondônia, mas entende que tem trânsito livre entre direitistas declarados. É candidato á reeleição e deverá “vender bem”, o apoio para governo.

 

CONFÚCIO MOURA 4

Com o anúncio da extinção do PSDB, e um provável arrebatamento nacional dos integrantes da sigla para o MDB ou PSD, Confúcio poderia colocar embaixo do braço o ex-prefeito Hildon Chaves na disputa ao governo.

 

CONFÚCIO MOURA 5

Nessa possibilidade, “a menina dos olhos” poderia ser a mulher do prefeito Adailton Fúria, de Cacoal, como candidata a vice. Como na política atual não existe preocupação com ideologia, moral e ética, tudo é possível.

 

ADAILTON FÚRIA

É um dos políticos mais cobiçados do momento. Se reelegeu muito bem em Cacoal, o que lhe deixou com água na boca para disputar o governo.

 

ADAILTON FÚRIA 2

Como quer achar espaço significativo para a esposa Joliane Simões, no cenário político, Fúria até abriria mão da cabeça de chapa em uma majoritária, desde que a patroa ficasse bem acomodada.

 

ADAILTON FÚRIA 3

Outra possibilidade seria Fúria oferecer o nome da esposa como vice para Hildon Chaves, caso o ex-prefeito de Porto Velho filie ao PSD, e trazer, ainda, para junto do staff a deputada federal Sílvia Cristina.

 

ADAILTON FÚRIA 4

Outra possibilidade, a mais remota, é Fúria dar voz ao ego e sair candidato tendo o ex-deputado Carlos Magno como vice e Silvia Cristina como primeira opção ao senado.

 

FERNANDO MÁXIMO

O deputado federal Fernando Máximo me disse que a única certeza para 2026 é sua candidatura à reeleição. Qualquer outra opção dependeria de uma boa análise do cenário político no momento de definição das candidaturas.

 

FERNANDO MÁXIMO 2

Prudente, Máximo não pensa nem de longe em correr riscos à toa. É dono de um eleitorado que o reelege com tranquilidade, e sabe que disputar o senado exige uma sólida aliança.

 

FERNANDO MÁXIMO 3

Eu digo senado, porque o deputado não se sente, ainda, seduzido pelo governo. Ele também é ciente de que encabeçar uma candidatura majoritária consistente demanda fazer costuras com gente grande, que não abre mão da disputa governamental.

 

SÍLVIA CRISTINA

A deputada federal é a mais sossegada na corrida ao Senado Federal. Vem fazendo campanha sem estardalhaço e é disputada por várias legendas.

SÍLVIA CRISTINA 2

E o mais curioso nisso é que fica melhor para Sílvia ser a segunda opção, o que lhe abriria portas em quase todas as combinações.

 

SÍLVIA CRISTINA 3

A rejeição ao nome da deputada é miníma e dependendo da dobradinha, qualquer candidato ao governo entra muito fortalecido na disputa.

 

SÍLVIA CRISTINA 4

A deputada já foi chamada para uma conversa com o vice-governador Sérgio Gonçalves, e o encontro deve ocorrer nos próximos dias. Ela não aceita ser vice na chapa de quem quer que seja, mas concordaria concorrer ao senado.

 

SÍLVIA CRISTINA 5

Sílvia na chapa com Sérgio é um bilhete premiado para Marcos Rocha, que nesse momento virou um candidato de fachada, sem uma única liderança expressiva que tenha vindo à público dizer que quer compor com ele em 2026.

 

LÚCIO MOSQUINI

O deputado federal que está saindo do MDB e ainda não definiu para onde vai, também sonha com a cadeira de Chefe do Executivo Estadual.

 

LÚCIO MOSQUINI 2

Com base forte junto ao agronegócio e a direita de Rondônia, Mosquini depende da decisão do senador Marcos Rogério para viabilizar sua candidatura.

 

LÚCIO MOSQUINI 3

Se Rogério tentar a reeleição, o deputado federal irá disputar o governo. Amigo pessoal do senador do PL, Mosquini pretende fazer dobradinha com ele e, talvez, também ter Confúcio Moura ao seu lado.

 

LÚCIO MOSQUINI 4

Mosquini diz que Confúcio é um político de centro-esquerda, mas com bom trânsito na direita moderada. Ele também destacou a possibilidade de alinhar com Sílvia Cristina.

+

- Advertisement -

Últimas notícias