A Prefeitura de Cacoal organizou uma força-tarefa para socorrer a dezenas de famílias que tiveram suas casas atingidas por transbordamentos ocorridos nos últimos dias, em razão das fortes chuvas que caíram na região. Caminhões da Semed e servidores da Semast e Defesa Civil atuaram no transporte de mudanças, em socorro a famílias que tiveram suas casas atingidas por enchentes, em diversos pontos da cidade. A Semast também fez a entrega de marmitex a várias famílias atingidas no dia em que ocorreu o resgate.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semast), as famílias atingidas foram socorridas com o transporte de suas mudanças, geralmente para casas de familiares, e algumas famílias também receberam doações de cestas básicas, roupas e calçados.
Na madrugada desta segunda-feira, de acordo com a Coordenadoria da Defesa Civil de Cacoal, choveu acima de 80 mm em Cacoal, o que resultou em pontos de alagamentos em diversos bairros da cidade e elevação do fluxo de água nos córregos e igarapés que deságuam no rio Machado.
O coordenador da Defesa Civil de Cacoal, Lucas Borghi, afirmou que há cerca de mil famílias em Cacoal residindo em áreas suscetíveis de inundações e muitas delas tiveram que transportar parte de seus móveis e eletrodomésticos para casas de parentes ou amigos ao longo da última semana, quando houve um aumento das chuvas na região.
Apesar de algumas situações críticas, Lucas Borghi informa que as enchentes dos últimos dias não se comparam com as ocorridas em 2022, quando mais de 2 mil famílias foram afetadas pelas enchentes, 300 delas perdendo praticamente tudo e tendo de ser socorridas pela Prefeitura e por voluntários que doaram roupas, alçados ou alimentos. Naquele período, a Prefeitura também liberou cerca de 600 mil reais de auxílio para essas famílias.