O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) concedeu entrevista nesta quarta-feira (12), ao Programa Comando Policial, transmitido pela TV Allamanda, em Cacoal. Durante cerca de 15 minutos, ele foi entrevistado pelo apresentador Nelson Salim, sobre os embargos de propriedades rurais no Estado, segurança, educação, saúde e infraestrutura.
Embargos rurais
Questionando sobre a situação dos mais de 5 mil agricultores que tiveram suas propriedades embargadas, em Rondônia, Cirone falou sobre seu empenho junto ao Ibama, para conseguir mais prazos para eles se regularizarem. “Participamos de reunião em Brasília com o presidente do Ibama Rodrigo Augustinho, que se mostrou disposto a estudar nossas reivindicações junto com o Ministério do Meio Ambiente e outros organismos do Governo Federal e favorável a estabelecer novos prazos para que possamos buscar a regularização dessas propriedades embargadas”, disse.
São Daniel Comboni
Outro assunto abordado na entrevista foi a viabilização feita pelo deputado de mais R$ 1 milhão e 240 mil para a Associação Assistencial a Saúde São Daniel Comboni (Assdaco). O novo recurso vai garantir o aumento da capacidade de atendimento do Hospital São Daniel Comboni em 70%. Entre as recentes ações de Cirone, está também o investimento de R$ 5.300.000,00, num Centro de Diagnóstico do Câncer, em Cacoal. Ele explicou que conseguiu assegurar os recursos, com o apoio da maioria dos demais deputados estaduais, do secretário estadual de saúde, Jefferson Ribeiro e do governador Marcos Rocha.
Totens de segurança
Cirone também falou sobre a instalação de totens do Sistema Interativo de Segurança por Videomonitoramento no município de Cacoal. Os equipamentos contam com tecnologia de última geração e permitem o controle, em tempo real, dos locais monitorados. “O totens fazem parte dos investimentos feitos pelo governador Marcos Rocha na segurança pública do Estado e queremos que esse benefício contemple também a população dos municípios do interior”, disse.
Moradores de distritos
O empenho do deputado na viabilização de investimentos que beneficiem também os moradores dos distritos rondonienses também foi comentado na entrevista. Foi citado como exemplo, a construção da ponte de concreto de quase 60 metros de extensão sobre o Rio Ribeirão, no distrito de Pacarana, em Espigão do Oeste e a recuperação da estrada. Cirone agradeceu o governador Marcos Rocha e o diretor do DER, coronel Eder Dias, pela disposição e esforço em garantir a execução das obras. “Trabalhei desde o meu primeiro ano de mandato, junto ao governador e ao DER, para que essa reivindicação dos moradores fosse atendida e estou muito feliz por ver esse projeto se tornar realidade”, afirmou o deputado.
Educação inclusiva
Os esforços do deputado em defesa de pessoas com necessidades especiais foi outro tema comentado na entrevista. A lei 4.615/2019, de autoria dele, que cria a Semana da Mãe Atípica, já serve de modelo hoje, para outros estados, a exemplo de Santa Catarina e Minas Gerais, que criaram leis similares. A proposta é a de ampliar a discussão do tema e a criação de políticas públicas para apoiar as mães de pessoas com deficiência. “Tenho trabalhado em busca de mais apoio para as pessoas com deficiência, desde a eleição para meu primeiro mandato, em 2019, porque entendo que construir obras é importante, mas não podemos descuidar das pessoas”, disse.
Texto: Eli Batista