Faltam apenas 96 horas, a partir de hoje (16) para que no Brasil, em Rondônia e também no Município de Cacoal a realização das convenções partidárias onde será feito a escolha de candidatos que vão disputar o pleito em 2024. O prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para que cada agremiação política faça as suas escolhas é de 20 de julho a 05 de agosto, sendo que tem até o dia 15 para o registro de candidaturas.
No Município de Cacoal, pré-candidatos lotam gabinetes de políticos em conversações sobre como serão as futuras composições das coligações partidárias, pois como havia dito antes dentro de 96 horas tudo terá que ter sido definido e inicia-se oficialmente o período eleitoral.
O Palácio do Café
Adailton Fúria (PSD), que tem como base de apoio os partidos – Avante, Republicanos e Agir – mantém na liderança e que segundo opinião de cientistas de política se a eleição fosse realizada hoje, Fúria venceria os seus demais opositores com uma boa vantagem de votos. Para que isso se concretize será necessária uma boa composição política.
E por falar em composição, surgem comentários à boca pequena proferidos por correligionários que Fúria poderá disputar o pleito com chapa “sangue puro”, alguém relacionado a cargos de primeiro escalão para ser o candidato a vice-prefeito. É bom ressaltar que se este nome não tiver carisma ou aceitação por parte dos eleitores, o prefeito fúria estará cometendo suicídio eleitoral, coisa não boa para ele e nem para os munícipes.
Já ouvimos comentários em vários locais da cidade que esta não seria uma decisão inteligente por parte do líder do executivo cocalense. Bom mesmo é compor com uma agremiação que não seja da base, que tenha expressiva representatividade no cenário político estadual, nacional e que traga resultados futuros para o município.
Agora sendo mais direto com o leitor, se cogita o nome do professor Davis este com uma capacidade técnica excelente, mas precisa ter o aval de todos que fazem parte da base eleitoral que apoiam o prefeito. São palavras daqueles que entendem do assunto e reafirmam que o consenso seria a melhor forma para tal decisão.
Ainda falando de “O Palácio do Café”, é notável que o nome de Rafael Evangelista (União Brasil) também ecoa nas repartições públicas com enorme aceitação, pois o governador Marcos Rocha (União Brasil) ainda têm dois anos de mandato pela frente sendo que não podemos correr o risco de cometermos o mesmo erro da prefeita Glaucione Rodrigues com alta popularidade em 2012, em persistir no nome de um vice que não tinha aceitação popular e perder para o seu principal opositor.
Torcemos para que os atalaias do PSD sejam antagônicos e vigilantes… Uma coisa é certa, o malho está sobre a mesa de Adailton Fúria… Homem atinado e de grande sapiência. A martelada será dada na hora certa e o candidato a vice que agregar mais aceitação receberá o veredito final a seu favor. Somente vamos aguardar!!
Celso Popó (PL) e João Pichek (PP) temos tentado falar com os mesmos para sabermos de mais informações, só que não tem como, uma vez que não obtemos resultados das mensagens de whatsapp e telefonemas.
E o Palácio Catarino Cardoso dos Santos?
(Pré-candidatos a reeleição e eleição)
Em rápido comentário vou dissertar o que ouço nos lugares públicos da cidade e também em estabelecimentos comerciais, quando o assunto é a reeleição dos atuais vereadores de Cacoal. Segundo comentários de populares, o estado do legislativo cacoalense é cômico e também bizarro. Eles alegam que os discursos desnecessários e a falta de humildade praticada por parte de alguns queimou a imagem da Casa de Leis. (Coisa facciosa) também incauta.
Só que não podemos generalizar. antecipadamente peço a compreensão e capacidade intelectual dos mesmos para compreender-me, mas não poderia deixar de citar sobre tal assunto… Assunto este que descaracterizou o principal objetivo do Poder Legislativo cocalense, maculando a imagem de tribunos que legislam exclusivamente para o povo, exercendo as suas prerrogativas no Palácio Catarino Cardoso do Santos.
Diego Klippel (AGIR) Jovem senhor, empresário e filho da terra aspira uma das 12 cadeiras existentes no legislativo de Cacoal na intenção de trabalhar em prol das causas nobres que aumentam as divisas do município. Em contato com a redação deste Site, Klippel disse que vem recebendo adesões de diversos setores da sociedade e isto tem consolidado a sua candidatura.
Em conversa com Klippel ele estará fazendo projetos em prol da educação e também aprimorando o ensino religioso nas escolas, dando condições aos alunos em compreender mais sobre o que é Deus. Isto dentro das normas do cristianismo, afirmou!
Porém, uma das principais bandeiras de Diego é o apoio ao Centro do Autista de Cacoal. Ainda afirma que estará viabilizando recursos junto às esferas estadual e federal para o atendimento do autismo tardio. Comentou que existem pessoas já entrando na terceira idade e que só agora com o novo avanço da ciência descobriram que são autistas.
Diego conta com o apoio das entidades de classe – Dos educadores, daqueles que exercem funções científicas na área de saúde, dos empreendedores em geral, do agronegócio – enfim, de todo aquele que queira contribuir para o bem e laborar em prol de uma boa causa. Ele acredita que será eleito e colocará em prática o que está no seu coração.
Luana Evangelista (União Brasil), nos últimos dias tem realizado várias reuniões e recebido adesões de diversas pessoas. Ela que está trabalhando assiduamente para que o seu nome seja aceito e eleita a vereadora por Cacoal. Em reunião recentemente realizada na sua residência, esteve presente o deputado Elcione Deiró (União Brasil) e diversas lideranças do município.
Luana que tem uma visão política em trabalhar para o crescimento econômico do Município de Cacoal irá apresentar vários projetos, assim se eleita for. Uma das bandeiras de Luana é legislar em defesa do setor produtivo e empresarial para que aumente a geração de emprego e renda”. Isto é algo importantíssimo para os munícipes.
Uma das coisas que podemos perceber em Luana é a preocupação com o empreendedorismo, pois isto garante a estabilidade financeira das pessoas além de contribuir para o aumento das divisas e receitas do município alavancando mais serviços, gerando mais contratação de mão de obra. É bom ressaltar que Luana é empreendedora e proprietária da Loja Maria Bonita.
Vilmar Kemper (PL) homem idôneo de larga experiência política e capacidade administrativa. Ele que foi presidente da Associação de Produtores Rurais -APR3 e por um curto período, também foi vice-presidente STTR-Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de sócio fundador da Coopercacoal – Cooperativa de Produtores Rurais de Cacoal. Kemper é formado em Gestão Ambiental e possui vários cursos profissionalizantes.
Vilmar trabalha na Secretaria Municipal do Meio Ambiente-SEMA e exerce a função de Chefe do Departamento de Resíduos Sólidos onde tem prestado um excelente trabalho para a comunidade. Tem como referência o saudoso deputado estadual Pedro Kemper (Pedrão) e a professora Lourdes Kemper – historiadora, política, artista –, pois nos deixou um legado inigualável e será lembrada eternamente por aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-la.
Luiz Cesar (União Brasil), que tem visitado vários setores da cidade angariando apoio, trabalha incansavelmente para que seu nome seja confirmado para o Legislativo Municipal em 1º de janeiro de 2025, e assim possa assumir uma das doze cadeiras existentes no Palácio Catarino Cardoso dos Santos. Esta é a razão pela qual entrou na disputa política, pois lutará para ser eleito.
Como diretor da Escola Antônio Carlos Gomes onde tem feito um bom trabalho como gestor, resolveu colocar o seu nome para a apreciação política da população cocalense. Irmão do Robão (Central do Boi) este também que o estará dando apoio incondicional, Cesar trabalha sem cessar visitando amigos na zona urbana e rural, entre outros setores.
Professor Cesar está desenvolvendo uma agenda de visitas que segundo ele, passará por todos os setores que residem colonos, chacareiros e zona urbana. Oriundo de povos pioneiros que é a família Moreira, é óbvio que terá muita gente para visitar. Tão certo que o professor Luiz Cesar tem grande possibilidade de ser eleito devido à organização e cooperação que vem recebendo de amigos, para com a sua campanha.
Outros candidatos que estão na disputa são: Luiz Fritz (PSD) apesar de estar no intitulado “grupo da morte” tem enorme possibilidade de ser reeleito, pois lidera a opinião pública quando o assunto é reeleição. Também temos outros candidatos disputando o pleito. Entre eles Irmão Lemes (este com grande possibilidade de ser eleito, pois além de ter um bom trabalho prestado é possuidor de grande carisma. Ainda temos como candidatos Leonice Azevedo (DC) – Rita de Cássia (PP), Clebinho Fúria (Avante), Lana (AGIR), Paulo Henrique (PL), Paulinho do Cinema (PSD) e outros que estaremos citando no próximo artigo. Slalom e até o próximo!!
Siderlandio Simões
Jornalista e articulista