Governo Lula vai investir mais de R$ 400 milhões no projeto. [caption id="attachment_473395" align="aligncenter" width="600"] Ponte terá 1,22 quilômetro de extensão, com vão central estaiado para facilitar a navegabilidade (Foto: Ministério dos Transportes)[/caption] Como parte dos investimentos do governo federal em Rondônia, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi assinado na terça-feira (14), pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, o edital para elaboração de projeto e construção da ponte de Guajará-Mirim. A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) elogiou a iniciativa do governo Lula que beneficia o Estado e fará a ligação rodoviária entre o Brasil e a Bolívia, pela BR-425/RO. “É uma obra importante que envolve o esforço do presidente Lula e do ministro Renal Filho, para que esse projeto vire realidade. Esse investimento vai aproximar os países da América do Sul e possibilitar uma maior conexão terrestre. Acredito que terá um crescimento econômico a partir da criação de um corredor de exportação internacional”, declarou a deputada. A previsão é que a vencedora da concorrência seja conhecida em 28 de dezembro. Quando concluída, a ponte vai permitir transporte da produção brasileira das regiões Norte e Central do Brasil para a Bolívia, Peru, Chile e para o mundo interior por meio do Oceano Pacífico. Sobre o projeto A ponte será erguida sobre o Rio Mamoré, entre o município de Guajará-Mirim, em Rondônia, e Guayaramerin, na Bolívia. No total, a ponte terá 1,22 quilômetro de extensão, com vão central estaiado para facilitar a navegabilidade. Será construído um complexo de fronteira, com 9.282 m², e mais 3,7 quilômetros de pistas de acessos no lado brasileiro – o país vizinho fará o mesmo do lado boliviano. O prazo para execução da obra é de aproximadamente três anos, resultando na criação de até 4,3 mil empregos diretos e indiretos e de efeito renda na região impactada. De acordo com o projeto aprovado pela Comissão Binacional Brasil-Bolívia, o investimento estimado é de R$ 429,5 milhões e a licitação será por meio de Regime Integrado Diferenciado de Contratação (RIDC). Nesta modalidade, a mesma empresa responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo executará as obras previstas. Caberá ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fiscalizar a elaboração do projeto e a execução do empreendimento. O governo brasileiro poderá adotar modificações apresentadas pela Bolívia durante a fase de elaboração do projeto e ambas as partes deverão participar da supervisão dos trabalhos até sua conclusão. O Novo Pac vai investir R$ 4,2 bilhões em seis projetos prioritários do Governo Federal em Rondônia – são cinco obras públicas e um investimento privado incluídos no Novo PAC. Mais recursos do Novo Pac para Rondônia Também foi assinado o contrato para construção do viaduto na interseção da BR-364/RO com a BR-435/RO, no acesso para Colorado do Oeste – os investimentos somam R$ 28,7 milhões. O ministro Renan Filho destacou obras previstas para Rondônia: Adequação da travessia urbana de Jaru, na BR-364; Duplicação da ponte sobre o Rio Jaru; Adequação da travessia urbana de Ji Paraná, na BR-364; Construção de duas pontes na BR-425, uma sobre o Rio Araras e outra sobre o Rio Ribeirão; Obras de manutenção da travessia de Itapoã do Oeste, na BR-364; Licitação para construção do viaduto da BR-364, no trevo de Chupinguaia, com 15 quilômetros de terceiras faixas e um investimento previsto de R$ 67,8 milhões. Por Francisco Costa I Assessoria Parlamentar EDIÇÃO JLR ]]>