Curso está sendo realizado por dois policiais penais da Sejus | Foto: Taiana Mendonça[/caption]
Na manhã desta segunda-feira, (17), 25 policiais penais femininas, em sua maioria da Penitenciária Estadual Sueli Maria Mendonça, iniciaram o Curso de Armamento e Tiro para uso de espingarda calibre 12, armamento já utilizado no Sistema Penitenciário do Estado.
A capacitação realizada no Centro de Treinamento da Polícia Penal Thiago Alfaia dos Santos, é mais uma ação do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus e Escola Estadual de Serviços Penais – Esep, voltada à constante capacitação e aprimoramento dos servidores do Sistema Prisional do Estado.
No conteúdo programático do curso, que tem duração de 8 horas, estão sendo abordadas regras de segurança, nomenclatura, funcionalidades de peças, desmontagem e montagem, fundamentos do tiro, posições e técnicas de tiro, técnicas de recarga (administrativa, emergencial e tática), técnicas de deslocamento, uso de coberturas e barricadas, e solução de panes.
O curso está sendo realizado por dois policiais penais da Sejus, José Davi, instrutor de armamento e tiro, formado pela Polícia Civil de Rondônia, e Fabrício Augusto, formado no Estado de São Paulo.
O governador do Estado, Marcos Rocha, pontuou que, a necessidade de aperfeiçoamento profissional dos servidores das carreiras penais, assim como os demais profissionais da segurança pública deve ser constante, e acrescentou. “Por meio dos cursos e treinamentos, conseguimos aprimorar o desenvolvimento e execução das competências e habilidades voltadas à segurança pública”, concluiu.
Estiveram presentes na abertura, a diretora da Esep, Vanessa Krause e o secretário de Justiça, Marcus Rito, que na oportunidade, ressaltou que a Sejus tem trabalhado para aumentar o número de cursos em quantitativo e em suas qualidades técnicas, e frisou a importância da capacitação profissional dos servidores. “O objetivo é capacitar os servidores, que vai reforçar ainda mais, a atuação segura da Polícia Penal, resultando em ações rápidas e eficientes”, destacou.
]]>