Foto: cabo PM Edixon Herrera[/caption]
Na manhã desta terça-feira, 18, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia, em Porto Velho, foi realizada a formatura de Conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento – CAS 2022/2023, requisito obrigatório para a promoção dos segundos-sargentos à graduação de 1º sargento PM. Este é mais um curso que tem por objetivo a valorização do homem por meio do aprimoramento técnico-profissional, alinhado ao projeto de segurança pública da corporação.
A duração do curso foi de aproximadamente cinco meses, sendo realizado na modalidade à distância, por meio de conteúdos e diversas outras ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual de ensino, com uma carga horária de 492 horas, que ao final, 228 segundos-sargentos foram aperfeiçoados.
O primeiro colocado foi 2º sargento PM Jonatas Garcia Testa, polo de Ji-Paraná; segundo colocado, 2º sargento PM Raimundo Nonato Calista Costa, lotado em Vilhena e a terceira colocada, a 2º sargento PM Maria Gorete Ferri da Silva, polo de Porto Velho.
“Entre as diversas entregas do governo do Estado para a área da segurança pública, está a valorização do policial militar com a realização dos cursos previstos ao longo de sua carreira”, lembrou o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, mas não só isso, explicou: “Temos buscado novas tecnologias para que, aliadas ao homem, possam atender as principais demandas de nossa comunidade. Recentemente fizemos a entrega do Sistema Inteligente de videomonitoramento para suprir as necessidades no desenvolvimento das atividades operacionais rotineiros da polícia exercendo a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM James Alves Padilha, ao falar sobre a grandiosidade de mais uma formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, anunciou para este ano a realização do Curso de Formação de Sargentos – CFS: “Dentro de mais alguns dias teremos lançado o edital”, e agradeceu a parceria com a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania e apoio do governo do Estado para a realização de Cursos e Aperfeiçoamentos.
De acordo com o tenente-coronel PM Arivabene Coelho, Comandante de Ensino: “Ao longo dos meses, o aluno CAS obteve conhecimento em diversas áreas, tais como: gestão de atividades administrativas, gestão do policiamento ostensivo e tecnologias e legislações empregadas na atividade policial, dentre outras”. A turma escolheu como paraninfo o deputado estadual Marcelo Cruz, presidente da Assembleia Legislativa, que foi representado pelo tenente-coronel PM Emanoel Lourenço.
A oradora da turma, 2º sargento PM Elane Cristina Ribeiro, destacou a profissão como de grande importância no contexto social: “Em não deixar de fazer nosso trabalho, muitos podem parar, mas a Polícia Militar não para. Somos essenciais”. A sargento Elane lembrou momentos difíceis e de sentimentos pelo colega Ely da Silva Leão, que faleceu durante a realização do Curso, porém ficará lembrado como nome da turma. ]]>