Fundado em 1982 por um grupo de pais de crianças com deficiência, o Cernic se tornou um verdadeiro Centro de Referência em Reabilitação Neurológica para o estado de Rondônia, atendendo crianças e jovens de Cacoal e de municípios vizinhos com serviços voltados à Saúde e Educação.
Em 2022, 300 matrículas foram registradas pelo Cernic e mais de 55 mil atendimentos foram oferecidos na área da Saúde e mais de 40 mil atividades pedagógicas variadas. Durante todo o ano, foram realizados aproximadamente 580 atendimentos fonaudiológicos, 1.200 atendimentos em Psicologia e mais de 1960 atendimentos em Fisioterapia, Hidroterapia e Pediasuit.
Além disso, foram oferecidos aos alunos e também aos familiares, mais de 650 atendimentos na area de Assistência Social. O Cernic conta ainda com parcerias com clínicas e hospitais públicos e privados para garantir aos seus alunos atendimento especializado em Oftalmologia, Neurologia, Cardiologia, Odontologia, Pediatria, entre outras especialidades.
No setor educacional, por meio de um atendimento especializado complementar, no contraturno escolar, a equipe do Cernic consegue identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, sempre considerando as necessidades específicas de cada aluno. Desta forma, o Centro contribui para eliminar as barreiras que, muitas vezes, impedem estes alunos de participar plenamente das atividades escolares. Assim é possível garantir não apenas o acesso, mas o sucesso e a permanência dos alunos com necessidades especiais nas escolas da rede de ensino comum.
O Cernic também realiza um trabalho primordial voltado à Educação Profissional. Através de oficinas pré-profissionalizantes, do programa acadêmico “Aprendendo a Conviver” e de atividades complementares de forma integrada, o Cernic prepara os jovens alunos, a partir dos 14 anos, para o mercado de trabalho.
Vale destacar também que durante todo o período que os alunos permanecem no Centro de Reabilitação Neurológica de Cacoal, a alimentação é garantida. Entre maio e dezembro, mais de 20 mil refeições foram servidas no Cernic.
(Giliane Perin p/ Tribuna Popular)