O Futuro Político de Cacoal (Parte V)

*SIDERLANDIO SIMÕES (BEN SHIMON)

Agora com todas as convenções partidárias realizadas, candidatos ao executivo e também do legislativo buscam auxílio dos presidentes de partidos e fazem filas no Cartório Eleitoral protocolando documentos para que as suas candidaturas sejam homologadas. É bom deixar claro que o último prazo para registro é dia quinze (15) de agosto.
Não temos o número exato de quantos candidatos disputam uma vaga de vereador e possa assumir a partir do dia primeiro (1º) de janeiro de 2025 para uma das doze (12) cadeiras existentes no Palácio Catarino Cardoso dos Santos. Assim que todos os registros forem protocolados e homologados, informaremos através da nossa coluna.

O Palácio do Café
Adailton Fúria (PSD) que preferiu disputar o pleito com chapa majoritária tendo como vice o advogado Tony Pablo, teve a oportunidade de fazer uma composição com o União Brasil mas preferiu seguir sozinho, cumprindo compromissos firmados desde o início de toda a sua trajetória política, inclusive na formação das agremiações que compõem a sua base.
É notório que Fúria tem aprovação popular e os seus adversários sabem que não será fácil tirá-lo do seu principal objetivo, que é a sua reeleição. Adailton Fúria, que possui um promissor futuro político e aspira a novos desafios em sua carreira, busca a reeleição com uma expectativa de conquistar entre 75% e 80% dos votos válidos. No entanto, analistas especializados sugerem que esse cenário pode não ser tão favorável assim.
Para que um mandatário possa obter um percentual de votos descrito no parágrafo acima, é necessário que ele agregue valores, assim como Fúria agregou e se mantém vigilante até o fim. É lógico que Fúria tem tudo para ser reeleito, mas não podemos garantir se atingirá a sua pretensão em números de votos, pois alguma coisa mudou desde a convenção do partido do prefeito e base aliada. Agora digo eu: ser inteligente não é a mesma coisa que ser sábio. Ainda há tempo!

Celso Popó (PL), que tem como candidata a vice a advogada Gil Cardoso (PL), filha do renomado empresário Divino Cardoso, segue com firmeza em sua campanha, conquistando cada vez mais o apoio de empresários da cidade e de diversos setores e classes sociais. O fato do ex-prefeito Divino Cardoso ter realizado um excelente trabalho durante sua gestão, que se encerrou em 31 de dezembro de 2000, fortalece ainda mais a candidatura da chapa do PL.

Almir Suruí (PDT), conhecido internacionalmente por seu trabalho na preservação da Amazônia Legal, escolheu a Pastora Maura (PDT) como sua vice na disputa eleitoral. Ele busca o apoio popular para garantir votos suficientes e concluir a eleição com êxito. Que Almir Suruí tenha sucesso em sua meta principal que é eleger um bom número de representantes de sua coligação para o legislativo cacoalense.

E O Palácio Catarino Cardoso dos Santos?
Vilmar Kemper (PL), que tem chance real de ser eleito, defende que é necessário que o vereador tenha um comportamento exemplar – conduta moral e ética. Ele alega que os valores tradicionais defendidos pela direita dão suporte às liberdades individuais e religiosas, que são a mola propulsora para as famílias, as quais representam uma sociedade justa e produtiva.
Em diálogo mantido com este colunista, Kemper alegou que apresentará projeto com teor de urgência a fim de buscar uma solução que possa enfrentar os problemas da falta d’água no município, que também é uma preocupação, devido a diminuição das chuvas em Rondônia. Ainda ressaltou que é fundamental que a partir de janeiro de 2025 o município volte a incentivar e dar suporte a criação de novas Agroindústrias que, na visão de Vilmar Kemper, contribui para o aumento de receitas, gerando crescimento econômico.
Ricardo Sérgio Ribeiro, mais conhecido como Professor Ricardo, do MDB, tem 60 anos de idade. Ele é casado há 29 anos com a psicóloga Nadja Maria e é professor de Ciências há mais de 32 anos. É bacharel em Direito pela UNIR, campus de Cacoal, e está inscrito na OAB desde 2013. Professor Ricardo presidiu o SINSEMUC (Sindicato dos Servidores Municipais) por oito anos consecutivos, realizando um excelente trabalho.
Segundo comentários a boca pequena feitos nos bastidores, professor Ricardo na agremiação a qual ele pertence, tem grande possibilidade de ocupar uma das doze (12) cadeiras existentes no Palácio Catarino Cardoso dos Santos. Ainda quero ressaltar que Ricardo possui um excelente currículo profissional e, no próximo artigo, falaremos mais sobre suas ações e propostas.
Clebinho Fúria (Avante), após a realização da convenção do seu partido, logo em seguida fez uma reunião com amigos que vão apoiar a sua candidatura para o Legislativo Municipal, explicando o rumo que a sua campanha irá tomar. Clebinho pretende ser eleito, proferiu que apresentará projetos que beneficie o morador cacoalense de forma geral e também objetiva.
Na reunião que foi realizada, apresentou um organograma de campanha onde pretende visitar todas as vicinais existentes no município como também os bairros da cidade sem ficar nenhum deles fora do que foi planejado. Clebinho ainda ressaltou que essas visitas serão realizadas corpo a corpo, casa por casa, até que todos os bairros sejam visitados.
Luiz Cesar (União Brasil), em diálogo sobre assuntos intelectuais, destacou sua grande dedicação ao estudo de temas relevantes. Ele acredita que a educação e o esporte são portas para a mudança que o mundo procura. Além disso, afirmou que “essas portas e janelas não podem estar fechadas para a inclusão, pois pessoas com deficiência têm suas qualidades e capacidades ímpares”. Outras causas nobres também são defendidas por ele, e no próximo artigo as comentaremos.
Além do que citamos no parágrafo anterior, se eleito for, Luiz Cesar apresentará projeto para a recuperação das nascentes e mananciais como uma alternativa para a garantia da agricultura familiar sustentável permanente. Seria bom se todos aqueles que ocupam cargos políticos tivessem o mesmo pensamento do professor Luiz Cesar, assim o mundo se prepararia para a grande fome dos dias futuros.

Diego Klipel (AGIR), moço idôneo e de futuro brilhante se organiza criando grupos de amigos para assim que o período do registro eleitoral de candidaturas estiver finalizado, possa estabelecer uma agenda de visitas nos setores da cidade de Cacoal, distritos, vicinais e no âmbito chacareiro.
Diego, que é empreendedor e vem de uma família de empresários, já tem em sua agenda reuniões marcadas com diversos proprietários de empresas, com quem mantém amizade há vários anos, para apresentar seu projeto caso seja eleito. Klipel acredita na sua eleição. Ele é um homem idôneo, de conduta ilibada e com um bom testemunho na sociedade cacoalense.
Luana Evangelista (União Brasil), uma mulher de base familiar, possuidora de uma humildade ímpar, conhecedora das necessidades que mais assolam a sociedade, principalmente daqueles que precisam viver com dignidade. Se eleita, defenderá com eficácia os que não têm acesso à saúde, além de uma educação mais justa para todos.
Com certeza, Cacoal terá uma grande representação feminina no legislativo cacoalense, pois Luana é uma mulher determinada, com largo conhecimento das necessidades da sociedade feminina e sabe o que é primordial para os munícipes de forma geral. Luana promete legislar com justiça e eficácia.

Lírio Wagner (Republicanos), nascido no Estado de Minas Gerais, pai de três filhos, chegou a Cacoal no ano de 1978. Filho do senhor Geraldino Wagner e da dona Jandyra Frederico Wagner (ambos pomeranos), Lírio é servidor público desde 2006. Pecuarista, graduado em Serviço Social e pós-graduado em Governança Pública e Gestão Administrativa.
Lírio, que já participou de várias diretorias representativas de classe (Sindicatos) e outros Conselhos, além de ter presidido a Associação Rural Campo Verde da Linha 07 no período de 2004 a 2006, onde possui uma propriedade. Segundo informações que vêm de fonte segura, Wagner tem grande possibilidade de ocupar uma das doze (12) vagas que estarão disponíveis no Legislativo Municipal a partir do mês de janeiro de 2025.

Irmão Lemes (AGIR), um dos nomes do seu partido que tem grande possibilidade de ser eleito devido ao excelente trabalho que tem prestado à sociedade cacoalense. Isso contribui para que o seu nome seja comentado entre os que entendem de política, alegando que Lemes ocupará uma das doze (12) cadeiras no Poder Legislativo Municipal de Cacoal.

Outros nomes que buscam eleição e reeleição para vereador:
Paulo Duarte (PSD), busca reeleição e tem grande chance de voltar ao posto novamente. Ana Hack (AGIR), jovem senhora inteligentíssima e de humildade ímpar, sendo uma boa opção para que os eleitores de Cacoal depositem sua confiança. Paulo Henrique (PP), advogado e jornalista, que possui largo saber jurídico, trabalha intensamente para ser reeleito. André Guedes (MDB), graduado em Pedagogia, repórter-fotográfico, jovem talentoso e de futuro brilhante.
Rita de Cássia (PP), ex-diretora do Jornal O Liberal e atual diretora do site Ver Notícias, é uma pessoa comprometida com a família, colocou seu nome à apreciação dos eleitores de Cacoal e, se eleita, prestará um bom trabalho para a comunidade.

Zivan Almeida (DC), busca reeleição para continuar trabalhando em prol das causas do município. No próximo artigo, citaremos nomes de outros candidatos que também aspiram a uma vaga na Câmara Municipal.

Siderlandio Simões (Ben Shimon) é comentarista e analista político em Rondônia

+

- Advertisement -

Últimas notícias