A partir de ontem, dia 20, iniciou-se o período eleitoral e os partidos intensificam as articulações na intenção de fecharem as composições políticas para que as convenções sejam realizadas. Na bela cidade de Cacoal, não poderia ser diferente; pretendentes a cargos eletivos lotam os gabinetes e nos bastidores tentam chegar ao denominador comum que é fechar acordos para a disputa do pleito. Nesta eleição, muitas águas ainda vão passar por debaixo da ponte. Algozes formarão grupos de maledicências e os ataques tão logo começarão. Ei-lo de proferir abaixo.
O Palácio do Café
Agora falando diretamente sobre o que será o futuro do executivo municipal, Adailton Fúria (PSD) continua acreditando na sua possível reeleição e se articula para o seu objetivo maior que é a escolha do vice para composição da sua chapa. Comentários que surgem a boca pequena afirmam que Fúria não buscará alianças com outros partidos e que o seu vice sairá do próprio PSD. Para ser sincero, não acredito que isso será uma boa ideia, uma vez que uma composição adequada ajudará nas intenções futuras do jovem senhor Adailton. É bom que se analisem os prós e os contras, pois compromissos políticos não cumpridos é o que mais tem neste país chamado Brasil. Prova disso são alguns acordos que foram quebrados principalmente na esfera federal.
Ainda proferindo um pouco mais sobre o assunto, correligionários do prefeito defendem que ele concorra ao pleito somente com chapa majoritária. Sendo mais claro, que o líder cacoalense não se coligue com outras siglas e seja irreversível não fazendo composições.
Agora, bom mesmo é que este foguete hidrogenado suba em linha vertical e, quando atingir a atmosfera, consiga romper com facilidade, pois algozes surgirão de todos os lados com naves carregadas de ogivas atômicas para explodi-lo antes que atinja o seu principal objetivo.
Mas também se comenta que o vice vindo de outro partido é para dar suporte quando faltar hidrogênio no principal tanque, rompendo a atmosfera e dia primeiro (1º) de janeiro de 2025 retorne ao cargo dando continuidade ao seu bom trabalho. Fala que ouvi de políticos experientes.
O professor Davis (União Brasil), cidadão de largo conhecimento ex-diretor do IFRO (Instituto Federal de Rondônia) com teor de gestão inigualável, se licenciou da SEMPLAN onde exercia a função de secretário colocando o seu nome à disposição do prefeito Fúria para tal composição. É bom salientar que até a convenção do PSD e dos partidos que compõem a base muitas surpresas ainda hão de surgir.
Outra pessoa que se licenciou e colocou o seu nome à disposição do prefeito para uma possível composição foi Rafael Evangelista, também do União Brasil. Rafael, que já exerceu mandato de vereador em Cacoal, teve uma boa atuação, apresentou diversos projetos que beneficiaram o município auxiliando no bom andamento da administração municipal. Bacharelado em Administração (pós-graduado), funcionário do Estado há 22 anos, possuidor de largo conhecimento administrativo, disse que está disposto a colaborar com o município colocando em prática o seu conhecimento já aprimorado por longos anos. Só digo uma coisa: vamos aguardar o frigir dos ovos para vermos o que irá acontecer.
O prefeito Adailton Fúria é um homem que tem amplo conhecimento sobre política e saberá escolher o melhor para a cidade. Enquanto o presunçoso da jactanciosa guarda tenta atrapalhar o que há de melhor para o chefe do executivo, torcemos para que a luz do Eterno ilumine o caminho de Fúria e ele não se precipite nesta tão importante decisão.
Os demais candidatos que disputarão o pleito, inclusive o senhor Celso Popó (PL), acredito que estão trabalhando em prol da realização das convenções. Recebi informação de um candidato do PL que a convenção do partido será no dia 05 de agosto, já no limite do prazo estipulado através do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Popó está disposto a disputar o pleito acreditando que poderá ser eleito e conta com o apoio da população cacoalense.
Sobre João Pichek (PP) poucas coisas temos a dizer sobre o mesmo, pois não responde às chamadas telefônicas e nem às mensagens via WhatsApp, mas fomos informados de que a convenção do PP será no dia 25 de julho, claro. Agora eu que digo: enquanto tudo acontece, vou observar tudo bem de longe, colocar a minha barba de molho e tomar caldo de jacaré.
E o Palácio Catarino Cardoso dos Santos?
(Pré-candidatos à reeleição e eleição)
Nos parágrafos abaixo comentarei sobre os candidatos que colocaram os seus nomes à disposição da população cacoalense para o cargo de vereador. Muitos aspiram ao cargo pela primeira vez e outros tentando uma possível reeleição. Coisa que não será tão fácil neste pleito de 2024.
Professor Luiz Cesar (União Brasil) delineará uma série de propostas nas reuniões políticas que realizará, demonstrando para os eleitores que é possível trabalhar em prol da comunidade desde que se tenha boa vontade. Cesar é um homem culto, de excelente formação, sabedor das reivindicações daqueles que necessitam de uma boa atuação de um representante do povo no Legislativo Municipal. Ele quer uma oportunidade dos cacoalenses para que comprove o que tem a fazer, legislando por uma boa causa. O Professor Cesar tem formação superior e outras pós-graduações. Com toda essa bagagem – humildade, competência, idoneidade e colaboração mútua com os demais vereadores –, com certeza conseguirá realizar um excelente trabalho. Em um diálogo que tive com ele, foi isso que percebi no professor Cesar.
Vilmar Kemper (PL), homem que possui todo conhecimento sobre administração pública pois já exerceu várias funções em órgãos estaduais e municipais, entre elas a de Secretário de Agricultura do Município, está disposto a representar a população cacoalense na Câmara Municipal de Cacoal apresentando projetos que contribuam para o desenvolvimento do município. Kemper é um homem de extrema idoneidade, filho do saudoso Pedro Kemper (Pedrão) que, quando deputado estadual (MDB), apresentou projetos que contribuíram para o desenvolvimento do Estado de Rondônia. Vilmar tem no seu DNA a marca da honestidade e, se eleito a vereador por Cacoal, com certeza desenvolverá um ótimo trabalho. Disto não temos dúvidas.
Ainda proferindo sobre a pessoa de Vilmar, é bom ressaltar que ele é irmão da legendária professora Lourdes Kemper que, assim como o seu pai (Pedro Kemper), deixou um legado que perpetuará na história de Rondônia e servirá de exemplo para todo aquele que queira trilhar o caminho desta augusta família. Esta é mais uma razão para acreditarmos na eleição de Vilmar Kemper.
Luana Evangelista (União Brasil), segundo informação do seu esposo Rafael Evangelista, foi traçado um organograma de reuniões que já está sendo colocado em prática e, a partir da realização da convenção do partido que, segundo o edital de publicação, será realizada no dia 24 de julho (quarta-feira), vão intensificar as reuniões com várias lideranças de diversos setores da sociedade. A principal bandeira de Luana é legislar para o crescimento econômico do município valorizando o comércio varejista em geral como também o setor empresarial, aumentando o mercado de trabalho local e a geração de renda dando condições para que o cidadão cacoalense possa viver com mais dignidade.
Em conversa com a candidata, ela explanou “que reconhece o poder econômico de Cacoal, sendo sabedora que a cada dia a cidade alavanca em crescimento estrondoso, prova disto é o mega polo universitário que temos instalado aqui”. E ainda disse: “Mas para que tenhamos mais êxito é necessário que seja criada novas frentes e fontes de trabalho. Isto só é possível com a valorização do empreendedorismo”, comentou!
Diego Klipel (AGIR), jovem senhor de índole inigualável, oriundo de uma família tradicional, pretende assumir uma das doze (12) cadeiras existentes no Palácio Catarino Cardoso dos Santos. Diego tem buscado apoio entre amigos, visitado comunidades inteiras na zona rural e urbana e está confiante na sua eleição. Como eu havia dito nos artigos anteriores, Diego é natural de Cacoal, filho de família pioneira, sendo esta a principal razão do vínculo de amizades que possui tornando mais fácil angariar amigos para o apoiarem. Segundo informações do próprio Diego, todos os dias novas pessoas o procuram para apoiarem a sua campanha. Ainda preciso comentar que o nome de Klipel tem sido bem comentado entre os cidadãos que entendem de política na cidade. Uma das coisas que o faz ser diferente, além do histórico familiar, é a vida ilibada que ele mesmo leva. Homem sem dolo e de conduta inigualável.
Também temos outros nomes de bons candidatos que estão disputando o pleito e buscarão incansavelmente uma cadeira na Câmara Municipal de Cacoal e quando chegar o dia primeiro (1º) de janeiro possam tomar posse com os demais eleitos.
Luiz Fritz (PSD) está com uma das maiores possibilidades de ser reeleito devido ao bom trabalho que tem realizado no seu atual mandato, agindo com inteligência e diplomacia. Isto tem acrescentado mais credibilidade sobre si e leva as pessoas a reconhecerem o seu brilhante trabalho para que o nobre vereador Fritz seja reeleito.
Irmão Lemes (AGIR) é um nome admirado por toda a comunidade de Cacoal e colocou o seu nome na disputa do pleito, sendo um forte candidato com grande possibilidade de ser eleito. Homem de conduta admirável e, além disso, como servidor público tem prestado um excelente trabalho.
Outros que também estão na disputa são o notável Professor Xavier (PV) e o – Clebinho Fúria (Avante), bem como os candidatos à reeleição Edimar Kapiche (PSD), Paulinho do Cinema (PSD) – e Doutor Paulo Henrique (PL). No próximo artigo citaremos os nomes demais candidatos.
Siderlandio Simões
Jornalista e articulista