PALESTINA – Dezenas de milhares de palestinos deslocados foram vistos carregando seus pertences nesta segunda-feira (27) enquanto seguiam pela orla de Wadi Gaza, a pé, para o norte do enclave.
Israel abriu bloqueios de estradas depois que o grupo militante Hamas concordou em entregar a refém israelense Arbel Yehud e outros dois.
Veja a movimentação em vídeo:
Testemunhas relataram que os primeiros moradores chegaram à cidade de Gaza no início da manhã, depois que o primeiro ponto de travessia no centro do território abriu às 7h no horário local. Outra travessia deveria abrir às 9h.
A medida intermediada pelo Catar e pelo Egito permitiria que cerca de 650 mil palestinos no centro e sul da Faixa de Gaza retornassem para suas casas no norte do enclave, a maioria das quais havia sido devastada por 15 meses de ofensiva aérea e terrestre de Israel.
Mais de 47 mil palestinos foram mortos na ofensiva, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.
O Hamas fez cerca de 250 reféns durante o ataque de 7 de outubro de 2023 a Israel, no qual ao menos 1.200 pessoas foram mortas, conforme contagens israelenses. Isso desencadeou o mais recente derramamento de sangue no conflito israelense-palestino de décadas.
A luta está atualmente pausada em meio a um acordo cessar-fogo.
Da Reuters www.expressaorondonia.com.br