Indígenas fazem manifestação contra exoneração de coordenador da Funai em Guajará, RO

Manifestação aconteceu na frente da sede da coordenadoria da Funai, na Pérola do Mamoré.

Por Jefferson Carvalho, Rede Amazônica

Manifestantes fizeram protesto contra exoneração de coordenador da Funai — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Um grupo de indígenas realizou um protesto, nesta segunda-feira (30), para pedir a manutenção do cargo de um ex-coordenador da Fundação Nacional dos Povos Indígena (Funai) em Guajará-Mirim.

Segundo apurou a Rede Amazônica, o manifesto foi motivado depois das exonerações feitas pelo governo federal na semana passada, em meio a crise humanitária envolvendo os povos Yanomamis em Roraima.

  • Ao todo, o governo federal demitiu mais de dez coordenadores regionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e quase 40 funcionários da Funai em todo o país.

O coordenador regional da Funai em guajará-mirim, Saulo Roberto Franco Santarém, foi um dos exonerados. Além dele, o governo demitiu o coordenador regional da cidade de Cacoal, Sidcley José Sotele, e Eloy Ângelo dos Santos Bernal, que até então era coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígenas em Porto Velho.

Manifestantes fizeram protesto contra exoneração de coordenador da Funai  — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Manifestantes fizeram protesto contra exoneração de coordenador da Funai — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Nesta segunda-feira, alguns povos indígenas da Região de Guajará-Mirim fizeram uma manifestação pacífica pedindo para que Saulo Roberto seja mantido na coordenadoria de Guajará-Mirim.

A manifestação aconteceu na frente da sede da coordenadoria da Funai, na Pérola do Mamoré. A Rede Amazônica entrou em contato com a Funai sobre as exonerações e a nomeação de substitutos, mas até o momento não obteve retorno.

]]>

+

- Advertisement -

Últimas notícias