Ele expressou também sua gratidão ao prefeito Adailton Fúria e ao vice-prefeito Cássio Gois, a quem chamou de amigos, pela confiança em incumbir-lhe dessa importante missão de conduzir os destinos da autarquia por dois anos, período em que fez o que esteve ao seu alcance para entrar agora o SAAE muito mais bem estruturado e muito mais próximo da comunidade. Thiago Tezzari enfatizou, logo no início de sua transmissão via Instagram, que teve uma experiência de dois anos pró saneamento da cidade e agradeceu a generosidade de todos que o receberam de braços abertos nesse período em que ele se esforçou para cumprir os desafios de gerenciar uma companhia de água em uma cidade com histórico de crescimento muito mais rápido do que a capacidade da autarquia em atender às demandas decorrentes dessa nova realidade. Ele afirmou que o convite do prefeito Fúria e do vice-prefeito Cássio lhe fizeram para vir a Cacoal muito lhe enobreceram. “Procurei cumprir com os objetivos que eles desejavam para a cidade, dentro do que fosse o mais adequado possível no atendimento aos seus compromissos com a população”, disse. CONFIRA, ABAIXO, EM TÓPICOS, ALGUNS PONTOS DESTACADOS POR THIAGO TEZZARI BOMBAS ANFIBIOS NA CAPTAÇÃO Falou sobre a importância da instalação de bombas anfíbios para ampliar a melhoria na captação de água; SERVIÇO DE HIDROJATO Nesses dois anos o SAAE adquiriu um hidrojato para atender na manutenção da rede de esgoto (o maior e mais moderno do estado); BOMBAS PRESSURIZADORAS (BOOSTERS) No período o SAAER implantou duas bombas pressurizadoras (uma na Praça Céu e outra no Teixeirão), dispositivos fundamentais na distribuição de água nos bairros mais altos e mais distantes da cidade, aonde a água só chegava durante umas poucas horas às madrugadas ou depois que todos os demais bairros estavam abastecidos. Segundo ele, essas bombas conhecidas como Boosters, tem a capacidade de pressurizar a rede e agora, os bairros que recebiam água duas ou três horas por dia, estão recebendo água praticamente nas mesmas condições dos demais bairros. Alguns ainda não tem água 100% do tempo, mas os moradores têm água na torneira ou em seus reservatórios por 20 ou 21 horas, condição bastante satisfatórias se contrastada com a que era vivida anteriormente. IMPLANTAÇÃO DE OUVIDORIA A implantação de um sistema eficiente de ouvidoria, segundo ele, melhorou bastante o relacionamento entre o cliente e o SAAE. O serviço permite a apuração de eventuais gargalos no atendimento à população. TELEFONE 115 Outa conquista do período foi a implantação do serviço de telefonia via nº 115, onde os cidadãos, de qualquer telefone, ligam para o SAAE para informar um problema ou requisitar um atendimento. WHATSAPP INTELIGENTE Ainda no âmbito do atendimento ao cliente, em sua gestão o SAAE implantou o WhatsApp inteligente, que facilita o acesso do cliente aos serviços da companhia, mas de uma forma inteligente para guiá-lo ao departamento mais capacitado para atender às suas demandas de maneira mais eficiente. APLICATIVO DIGITAL Outra novidade, também implantada sob a gestão foi o aplicativo para celulares Android (em breve para Iphone) que permite o acesso à segunda via, pagamento por aplicativo bancário, consulta a histórico de faturas pagas, requisição de extrato e entrar em contato com a autarquia para informar falta de água, problemas de vazamentos etc. CONSTRUÇÃO DE NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA A maior conquista do SAAE, sob o comando de Thiago Tezzari, que atendeu à missão principal que lhe foi confiada pelo prefeito Fúria e vice-prefeito Cássio, foi o início da construção de uma nota estação de tratamento de água. A anterior, trabalhando além de sua capacidade há pelo menos 15 anos, tinha a capacidade de produzir e distribuir 750 metros cúbicos de água. A nova estação irá produzir e distribuir quase o dobro (1.400 metros cúbicos por hora). Thiago afirma que essa estação terá a capacidade de atender a uma cidade com 130 mil habitantes. Isso inverte a lógica anterior, que era a cidade crescer em um nível mais rápido do que da autarquia em atender à demanda crescente. ATENDIMENTO A PAUTAS DOS SERVIDORES Thiago Tezzari também falou sobre o atendimento a pautas dos servidores, como melhoria em suas condições de trabalho, citando como exemplo a troca de motos por carros, aquisição de equipamentos e valorização profissional. RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL Outro fator importante destacado por Thiago Tezzari foi um novo modelo de relacionamento com as instituições, que foram muito mais próximas. Ele cita algumas dessas instituições como o DNIT, a SEDAM, o Corpo de Bombeiros e tantas outras que ele inclusive já havia mencionado em outras ocasiões como Polícia Militar, Associações de Moradores de Bairro etc. RELAÇÃO DO SAAE COM OS CONSUMIDORES Em seu último dia de atuação, Thiago Tezzari também fez questão de mencionar os esforços da companhia, sob sua gestão, de tratar os consumidores com o zelo necessário. Ele contou que o SAAE colhe os frutos dessa mudança positiva que ele deixa como legado à população e aos próximos gestores. “Quero agradecer às diversas manifestações de pessoas dizendo que a minha gestão não deveria acabar e que eu deveria prosseguir. Eu sou muito de desafio, gente. Os principais desafios aqui no SAAE, que era resolver os problemas de água a longo prazo, foram vencidos”, disse. Thiago Tezzari também destacou a resolução dos principais problemas com a rede de esgoto nos bairros Liberdade, Princesa Isabel e Incra, além da implementação de uma nova concepção para a bacia do Santo Antonio, inclusive através de parceria público privada. Ele explicou que havia em Cacoal a percepção de que as empresas loteadoras geravam prejuízos para o SAAE, pois a partir de seus investimentos e criação de loteamentos, geravam novas demandas para a companhia. Essa percepção, segundo ele, mudou hoje, a partir da implementação de um tipo diferente de parceria, em que metas e objetivos são traçados para ambas as partes, inclusive com o acompanhamento de entidades como o Ministério Público e das demais entidades civis interessadas em acompanhar o cumprimento dos acordos firmados que vão resultar em melhorias para a população. ATENDIMENTO A PONTOS CEGOS NA REDE DE ESGOTO Outra conquista importante do SAAE nos últimos dois anos foi o atendimento a vários pontos da cidade, onde a maioria da população contava com rede de esgoto, mas alguns moradores haviam sido injustiçados e não contavam com o serviço. Ele conta que havia pequenas partes sem acesso ao serviço de esgotamento sanitário. “Às vezes faltava atendimento a meia rua, outras vezes a um lado da rua ou uma esquina. Só cobrindo essas pequenas falhas atendemos a quase três mil clientes que puderam conectar suas redes domésticas à rede de esgoto”, disse. CACOAL COMO REFERÊNCIA EM ESGOTAMENTO SANITÁRIO Ao se referir ao fato de mais de 70% das residências com rede de água também serem atendidas pela rede de esgoto, Thiago Tezzari afirmou que “hoje os números do saneamento em Cacoal dão inveja à maioria das cidades de Rondônia, principalmente as que tem o mesmo porte em nosso estado”. PEDIDO DE FIQUE QUE ELE NÃO PODE ATENDER Thiago Tezzari também dirigiu uma palavra de agradecimento ao prefeito Fúria e vice-prefeito Cássio pelo convite para que ele reavaliasse a possibilidade de continuar à frente do SAAE, mas ressaltou que cumpriu as principais missões que lhe foram confiadas e inclusive indo um pouco além, sempre no intuito de deixar a sua contribuição. Citou como exemplo, os 70 dias em que comandou a Secretaria de Saúde, no auge da segunda onda da pandemia de COVID, e fez isso cumulativamente com a função de presidente do SAAE. Situação idêntica ocorreu também quando atuou por quatro meses na reestruturação da Superintendência de Licitações. Ele deixou um agradecimento aos servidores dessas duas pastas com as quais foi convocado para atuar e aos servidores de muitas outras secretarias com as quais o SAAE sempre teve apoio quando precisou. Por fim, ele agradeceu a todos os servidores do SAAE, por esses dois anos de convivência e bom relacionamento, reconhecendo o esforço de cada um em cumprir o desafio de atender à bem à população. “Agradeço aos servidores que me receberam com todo o carinho do mundo e focaram no atendimento ao cliente. Hoje temos uma autarquia muito mais bem avaliada e muito mais conceituada na nossa cidade”, reconheceu. RELAÇÃO COM AS CRÍTICAS Em relação àqueles que o cobravam, seja por telefone ou por redes sociais, Thiago afirma que só tem a agradecer. Segundo ele, mesmo cobrando, os consumidores demonstravam extrema generosidade. “Todo o cliente que nos procurou e reclamou de algo que não ia bem, nos ajudou a ser cada vez melhor”, destacou. FIM DE UM CICLO E ESCRITA DE NOVO CAPÍTULO EM SUA VIDA Ao comentar o encerramento de sua passagem pelo SAAE, Thiago Tezzari afirmou que hoje se encerra o ciclo no qual é escrito mais um capítulo em sua história. Diz que leva consigo o sentimento de missão cumprida e de gratidão a todos aqueles que o ajudaram no transcurso dessa importante jornada em Cacoal. MENSAGEM AO POVO DE CACOAL E AOS MUITOS AMIGOS QUE FEZ NESTA CIDADE Eu desejo sorte àqueles que vão seguir nessa jornada e que todos tenhamos um ano de 2023 iluminado de bençãos. Quero fazer um agradecimento a todo mundo que se tornou um parceiro do SAAE nesses últimos dois anos. Obrigado a todos. THE END O fechamento da transmissão de sua despedida via Instagram, Thiago Tezzari contou que está indo a Porto Velho para iniciar mais um ciclo em sua vida profissional. Contou que segue para estar com a família e para seguir em frente, aguardando o que Deus lhe reserva para o futuro. “Amor, estou chegando, finalizou, ao dirigir-se à esposa”. Reportagem: Daniel Oliveira da Paixão]]>