Um importante artigo relacionado à saúde foi desenvolvido pela UNINASSAU Cacoal e publicado em uma das Revistas científicas mais relevantes do país, a
Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research. A pesquisa denominada “Coronectomia em terceiros molares inferiores na prevenção de parestesia: relato de caso” foi produzida pela estudante do curso de Odontologia da instituição, Bruna Naielly Kloos Oliveira, com a orientação do docente Rogério Bonfante Moraes.
O estudo retrata um dos procedimentos realizados com frequência pelos cirurgiões-dentistas que é a remoção de terceiros molares inferiores. De acordo com profissionais da área, esses dentes comumente estão inclusos e apresentam íntima relação de proximidade com o canal mandibular e o nervo inferior.
“Esse tema é muito interessante pois fala dos dentes do siso, que é um dente que praticamente todo mundo tira e existem sempre riscos. Neste caso, utilizamos uma técnica que reduz o risco de a pessoa ficar com uma dormência permanente no rosto. É algo de grande utilidade pública, divulgar para os outros profissionais esse tipo de assunto”, explica Rogério Bonfante.
Durante a pesquisa concluiu-se que a técnica da Coronectomia é eficaz para prevenir e reduzir lesões nervosas iatrogênicas em terceiros molares, apresentando baixas taxas de complicações e grande segurança a longo prazo. A técnica consiste na secção e extração da coroa dental e a porção cervical da raiz, enquanto o remanescente apical é deixado no seu lugar natural.
De acordo com a autora do artigo Bruna Naielly Kloos, a UNINASSAU Cacoal junto com o corpo docente foi fundamental para que ela pudesse alcançar seus objetivos enquanto estudante. “Meus professores são super capacitados, me ensinaram muito, além de servirem de inspiração para mim, para me tornar a profissional que eu sonho em ser. Por meio da instituição tive a oportunidade de apresentar o artigo no Simpósio de Iniciação Científica da instituição, o que foi uma preparação para o sucesso da pesquisa”, afirma Bruna Kloos.