Pacientes renais crônicos de Rondônia estão enfrentando uma situação dramática na fila de espera por um transplante de rim. Desde 2019 o Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, não realiza cirurgia de transplante. Preocupada com a situação, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) solicitou informações e providências ao governo do estado de Rondônia sobre a situação dos pacientes.
No requerimento, a parlamentar questionou qual é a atual situação do setor de transplantes do Hospital de Base Ary Pinheiro, em Rondônia, e solicitou informações sobre quantas pessoas lutam contra o tempo enquanto aguardam por um órgão na fila de espera para transplantes, bem como o motivo pelo qual os procedimentos cirúrgicos estão paralisados.
“É preciso saber quantas pessoas estão na fila de espera por um transplante renal e por que o processo foi paralisado. Essas informações são fundamentais para que possamos cobrar as providências necessárias do governo do estado”, afirmou a deputada.
Além disso, no mesmo requerimento, Cláudia de Jesus solicita informações sobre qual o valor investido anualmente para o programa de transplantes renais, se existe uma equipe de profissionais especializada e para onde estão sendo encaminhados os pacientes que necessitam de transplante renal com urgência, entre outras informações, como a destinação dos órgãos coletados no Estado.
A deputada espera que o governo do estado tome as providências necessárias para solucionar o problema o mais rápido possível e garantir o acesso dos pacientes renais crônicos aos transplantes de rins necessários.
( Cristiane Abreu -Assessoria Parlamentar)
]]>