O Procon de Cacoal emitiu nota em que informa sobre a necessidade dos consumidores estarem atentos antes de efetuar a compra dos presentes para as suas mães, principalmente ficando atentos com relação à exigência da nota fiscal e o armazenamento do documento que comprove a compra de quaisquer itens.
De acordo com o Procon Cacoal, na compra presencial, a loja não é obrigada a realizar troca de produto, exceto no caso de defeito. Entretanto, como os fornecedores costumam a fidelização do cliente, alguns oferecem sim essa possibilidade. Nesse caso, é sempre bom solicitar antes qual é a política da empresa em relação à troca.
O Código de Defesa do Consumidor prevê dois prazos para o consumidor fazer sua reclamação: 30 dias para produtos e serviços não duráveis (exemplo: calçados, roupas, bolsas etc.) e 90 dias para produtos e serviços duráveis (exemplo: eletrodomésticos, veículos, máquinas, equipamentos eletrônicos etc.).
Outro ponto importante a ser observado, segundo o Procon, são as condições de pagamento oferecidas pelo vendedor. “O consumidor deve sempre verificar as melhores condições, seja à vista ou a prazo. No momento efetivo do pagamento, todos os dados relativos aos encargos de parcelamento, juros e opções para quitação de parcelas devem ser apresentados de forma clara para o cliente, para que, sempre que possível, seja escolhida a opção mais econômica”, afirma a coordenação do Procon em Cacoal.
Em relação a compras online, o Procon pede às pessoas que não façam compras em sites desconhecidos, especialmente aqueles links que chegam através de emails não solicitados (spams). Esclarece ainda que, ao efetuar uma compra por meio da internet, telefone ou catálogos, o consumidor terá o direito de 7 dias para se arrepender e, nesse caso, poderá pedir o cancelamento, bem como a devolução dos valores pagos, inclusive do frete, se houver. E nem precisa justificar o arrependimento.
]]>