Clube de Leitura, implantado pela Mediação Tecnológica, incentiva estudantes rondonienses

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realiza o projeto Clube de Leitura, a fim de fomentar o interesse pela leitura e ampliar o repertório sociocultural, proporcionando conhecimentos e aumentando, por meio de livros, o conhecimento que pode ser utilizado como referência na produção textual de exames e provas de vestibulares, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. O projeto é voltado a estudantes do Ensino Médio mediado por Tecnologia – EMMT, que integram as 18 Coordenadorias Regionais de Educação – CRE.

As videoaulas são operacionalizadas e transmitidas pelo canal da Mediação no Youtube. O projeto também é ministrado pelos professores em salas de aula, que recebem os materiais didáticos e se adequam às situações do cotidiano.

APRENDIZADO

Três unidades são trabalhadas, vinculadas à matéria de Língua Portuguesa. Ao final de cada unidade, é realizada uma atividade, para acompanhar o aprendizado e desenvolvimento dos estudantes em relação a cada obra literária.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, este projeto fomenta a leitura e o desenvolvimento estudantil. “A cada ano, os estudantes são submetidos a diversos desafios, como Enem e vestibulares, a fim de adentrarem no mundo acadêmico e tornarem-se cidadãos formados. O Clube de Leitura atende à demanda de estudos literários e contribui para a formação do estudante”, relatou.

Para a professora Pura Moreno, idealizadora do projeto, o clube desempenha um papel social importante na formação dos indivíduos, agindo como um agente humanizador. “Seguimos o entendimento de Antônio Cândido, de que a literatura é um direito universal. O projeto tem instigado o interesse pela leitura, por meio de textos literários, contribuindo para a formação de leitores”, concluiu.

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