Deputado Delegado Camargo recebe atletas de jiu-jitsu e anuncia capacitação de mestres para atendimento a autistas nas academias

O deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) recebeu na última quarta-feira, 19, diretores, voltários e atletas da Associação de Jiu-jitsu Leão de Judá. O encontro aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa e contou com mais de 80 crianças e adolescentes que já se destacam na modalidade esportiva tanto dentro do estado de Rondônia como em competições nacionais e internacionais.

De acordo com o diretor e professor Wendel Ferreira de Freitas, a associação possui hoje somente em Porto Velho mais de 80 atletas das mais diversas faixas etárias, que treinam todos os dias nas unidades da associação. Os leões de Judá também estão nos municípios de Candeias do Jamari onde realizam um trabalho social com crianças e adolescentes.

O diferencial da Associação Leões de Judá de Jiu-jitsu é o trabalho acolhedor e de inserção social que garante o acesso de atletas de todas as classes sociais. Outro diferencial é a acessibilidade garantida a todos os atletas que quiserem fazer parte da modalidade esportiva que mais cresce no Brasil.

“Nosso trabalho é um trabalho de inclusão social, um trabalho de desenvolvimento técnico, esportivo e psicomotor. Temos na nossa equipe atletas que estão conosco desde o início e todos os dias recebemos novas inscrições. Não fazemos nenhum tipo de seleção para ingresso, basta a criança, adolescente ou adulto se interessar pela atividade esportiva que temos espaço para elas trinares em qualquer uma das nossas unidades.”, disse o professor Wendel.

Para o deputado estadual Delegado Camargo, a presença dos atletas engrandece a todos, especialmente o legislativo rondoniense que é a verdadeira casa do povo. “Vemos aqui atletas de todas as idades, desde os pequeninos com 3, 4 anos até os mais experientes com idade acima de 60 anos. Isso mostra que a atividade esportiva não tem barreiras, permitindo o acesso de todos”, destacou o deputado.

Outro apontamento feito pelo parlamentar diz respeito ao serviço de acessibilidade promovida pela Leões de Judá para pessoas com qualquer tipo de deficiência. “Quero parabenizar a Associação pela forma inclusiva com que atua. Temos neste grupo de atletas, crianças e jovens que são Pessoas com Deficiência (PcD) que já são campeões da vida e também campeões de jiu-jitsu. Esse é um trabalho importante, que merece elogios e aplausos, pois a inclusão é necessária e ajuda a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, estão de parabéns todos que fazem parte da Leões de Judá”, disse.

Capacitação

Ao recepcionar os atletas e pensando no aprimoramento das ações da Associação Leões de Judá e de todas as demais academias de Rondônia no que diz respeito ao atendimento ao atleta PcD, o deputado Delegado Camargo anunciou que está em tratativa com um atleta que já foi campeão mundial da modalidade e que atua junto aos melhores atletas do país para que desenvolva em Rondônia um trabalho de capacitação para que mestres no que tange ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Estive no Rio de Janeiro no início do mês onde me encontrei com um atleta multicampeão que desenvolve um treinamento especial para atletas com autismo. Estamos acertando os últimos detalhes para trazê-lo à Rondônia para que possa capacitar mestres das academias, com técnicas voltadas ao atendimento autista e esses possam multiplicar esses procedimentos entre as demais equipes. Sabemos que os procedimentos para atendimento de pessoas com deficiência são diferenciados e precisam não só de boa vontade, mas de técnicas e condições para isso. Vamos proporcionar esse treinamento e capacitação para que possamos acolher a todos”, disse o deputado.

Competição

Além de anunciar a capacitação de mestres para atendimento a PcDs com um dos mais renomados atletas de jiu-jitsu do país, o deputado também assumiu compromisso de transportar os atletas da Associação Leões de Judá para uma competição estadual que acontece em Ji-Paraná, no mês de maio. “Vamos juntos para essa competição. Nós vamos levar vocês para esse evento esportivo, para que vocês possam representar não só a Leões de Judá, mas todos que gostam do esporte, a família de cada um, mostrando que através do esporte podemos realizar sonhos e nos transformar em pessoas cada vez melhores para a comunidade”, finalizou o deputado.

]]>

+

- Advertisement -

Últimas notícias