A Semana Municipal do Café e do Cacau está marcada para acontecer entre os dias 25 de junho e 02 de julho, mas a programação já tem início um dia antes, em 24 de junho, com o Lançamento Oficial da Semana Cafecau 2023 e a entrega dos Kits da Corrida Cafecau, às 11h, no Cacoal Shopping.
No domingo, dia 25, às 6h da manhã, será dada a largada da 2ª Corrida Cafecau, em frente ao Aeroporto Capital do Café. Na segunda-feira (26), está agendada uma palestra na unidade regional do Sebrae, entre as 9h e 11h30, com foco no “Resgate da Cultura Cacaueira – a Produção de Chocolate no Novo Cenário Mundial: Perspectivas e Oportunidades”. Às 18h30 acontece a Sessão Legislativa Itinerante da Câmara Municipal de Vereadores de Cacoal, no Distrito de Divinópolis.
Também no Sebrae, na terça-feira (27), haverá um momento para discutir os “Desafios e oportunidades na gestão de negócios gastronômicos”. O encontro está marcado para às 8h30. No dia seguinte, quarta-feira (28), entra na pauta a “Sustentabilidade do Cacau Clonal”, que será debatida primeiro em uma palestra na Câmara Municipal, às 9h. À tarde o encontro é na propriedade do senhor Leandro Dos Santos Oliveira, localizada na Linha 03, Lote 26 – Km 12). Além da Sustentabilidade do Cacau, também será mostrado, na prática, a “Poda de Formação do Cacau”. A programação vespertina começa às 14h em ponto!
Já no dia 30 de junho tem início a 2ª Feira Cafecau, no Complexo Beira-Rio “Genézio Lima”, a partir das 18h. Mas antes disso, às 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Cacoal, acontece a Sessão Solene de Homenagens – Moção de Aplausos. E às 15h, também integra a programação da Semana Cafecau a Reunião da Câmara Setorial do Cacau, na Associação Comercial e Industrial de Cacoal – ACIC.
A Feira do Café e do Cacau, a II Cafecau, segue pelo sábado (01/07) e domingo (02), com uma vasta programação cultural que inclui feira de artesanatos e produtos da agricultura familiar, atrações diversas, praça de alimentação e muito mais. Além de shows regionais, haverá também um grande show nacional, com o Padre Alessandro Campos. Já estão confirmadas a participação de pelo menos 30 agroindústrias, 40 empresas, 45 artesãos e cinco instituições financeiras.
Idealizador do projeto que instituiu a Semana do Café e do Cacau em Cacoal e criou a Feira do Café e do Cacau, Romeu Moreira enaltece os objetivos principais e originais da Cafecau. “O objetivo é criar na nossa população o sentimento de pertencimento. Queremos que todos se orgulhem da história de Cacoal, que no seu início teve como mola propulsora a cultura do café e do cacau, que inclusive são símbolos da nossa bandeira oficial. Trabalhamos arduamente para criar uma programação diversificada, que atenda o anseio dos nossos produtores rurais, que incentive a cafeicultura e cacauicultura e que ao mesmo tempo reforce a nossa identidade, como terra do cacau e capital do café”, finaliza o vereador Romeu Moreira.
A Semana Cafecau é uma realização da Prefeitura e Câmara Municipal de Cacoal e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Sejucel, da Assembleia Legislativa do Estado, por meio dos deputados estaduais Cássio Góis e Cirone Deiró e ainda diversas entidades e parceiros.