Presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), atendendo solicitação dos servidores públicos e dos movimentos sociais, apresentou ao governo de Rondônia propostas para valorização dos funcionários estaduais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), realizando atendimentos à população em hospitais, clínicas e demais serviços médicos especializados.
A deputada recomendou ao governo a apresentação de um projeto de lei para correção e atualização do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração, especificadamente nos artigos que trata sobre o cumprimento da carga horária. A parlamentar também sugere que o governo apresente outro projeto de lei, que possa nivelar o auxilio alimentação dos trabalhadores da saúde com os demais setores do estado. A terceira proposta de Cláudia de Jesus, sugerida pelos profissionais do setor é que seja aferido a consistência do ponto eletrônico com registros de entradas e saídas de médicos, enfermeiros, auxiliares e servidores de apoio com objetivo assegurar a validação da jornada completa dos plantões.
“A pandemia nos ensinou como a valorização dos profissionais de saúde é importante. Nada mais justo que atender os pedidos deles que é algo assegurado por lei, e é direito deles. E a gente sabe que existem recursos financeiros. O que falta é saber gerir o dinheiro público para que essa categoria não pare de trabalhar e o público tenha sempre os melhores atendimentos de saúde a partir da valorização dos servidores públicos”, disse a deputada.
Texto: Francisco Costa – Assessoria parlamentar.
]]>