Atração de investimentos é tema do 2° Encontro de Secretários Municipais do Desenvolvimento Econômico

O Governo de Rondônia compartilha conhecimento sobre atração de investimentos para ajudar municípios a se desenvolverem

A diversidade cultural, ambiental, turística e econômica dos 52 municípios rondonienses tornam o Estado especial e atrativo, e para ajudar cada cidade a aproveitar as oportunidades de progresso, o Governo de Rondônia realizou nesta terça-feira (30), o 2° Encontro de Secretários Municipais do Desenvolvimento Econômico, com entregas e palestra, focadas na capacitação para atração de negócios.

No evento teve entregas e palestra com foco na capacitação para atração de negócios

O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves destacou na abertura do evento, a importância de aprender a usar o potencial que há nos municípios para atrair resultados. ‘‘O Governo de Rondônia está compartilhando o conhecimento adquirido nesses cinco anos de esforço no trabalho de atração de investimentos e promoção do Estado, que culminaram em tantos indicadores de sucesso, para ajudar os municípios a se desenvolverem’’, ressaltou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação de um ambiente favorável para os negócios que Rondônia, hoje, é resultado da iniciativa do Governo em combinar a absorção de boas práticas com a valorização do que há de potencialidade dentro do Estado. ‘‘Todos os nossos esforços em conjunto com os municípios, para crescer, gerar empregos e renda, aproveitamento do turismo, melhorar a infraestrutura, e o acolhimento dos investidores, estão transformando Rondônia em um lugar melhor para viver e trabalhar’’, destacou.

Entrega do Guia Especial de Investimento aos municípios

ENTREGAS

A inovação, marca registrada do modelo de desenvolvimento rondoniense, se fez presente no evento com a entrega de Guias Especiais de Investimento para os municípios de Alta Floresta d’Oeste; Alto Alegre dos Parecis; Pimenta Bueno, que participaram do projeto piloto dessa iniciativa. Os guias são produtos novos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, desenvolvido pela Coordenadoria de Atração de Investimentos, a Invest Rondônia, e pela Coordenadoria de Geointeligência de Dados.

O Guia Especial de Investimentos é um material personalizado e criado para cada município, e que objetiva apresentar o potencial econômico e turístico para atrair investidores. A secretária de Fazenda e Administração de Pimenta Bueno, Gilmara Guerreiro, agradeceu ao Governo de Rondônia. ‘‘Esse é o diferencial do Governo do Estado, ele busca o desenvolvimento de todos os municípios. Esse guia vai nos ajudar a transformar o ambiente de negócio do nosso município’’, afirmou.

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Alta Alegre dos Parecis evidenciou o impacto do Guia. ‘‘Os investidores e todas as pessoas vão conhecer as potencialidades do município, o que é fundamental para o desenvolvimento.  Em nosso município temos, por exemplo, 35 cachoeiras, uma informação que agora não ficará mais oculta’’.

Os gestores municipais de Alta Floresta, também demonstraram a satisfação em receber o guia e o apontaram como ferramenta para a transformação do município.

GEOINTELIGÊNCIA

O Encontro foi marcado pela apresentação do Portal da GeoInteligência https://geo.sedec.ro.gov.br/, um produto da Coordenadoria de Geointeligência de Dados Econômicos, que tem o intuito de subsidiar gestores públicos e privados para a tomada de decisões, inclusive, no auxílio na atração de investimentos.

‘‘O Portal nasceu com a ideia de desenvolvimento econômico e foi evoluído para uma versão, digamos, 4.0, uma infraestrutura de dados espaciais, que possibilita o fornecimento de informações de diversos eixos e aspectos. São dados confiáveis, robustos, que traduzem a condição de um setor em um determinado lugar’’, explicou o coordenador de Geointeligência de Dados Econômicos, Pablo Mendonça.

BOAS PRÁTICAS

O ponto alto do evento foi a palestra ‘‘Como atrair investimentos para o seu município?’’, ministrada pelo consultor de desenvolvimento econômico e ex-diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas – Minas Gerais, Adriano Carvalho.

‘‘Os gestores têm o desejo de ver os municípios prosperarem e há caminhos para isso. O Governo de Rondônia vem fazendo um bom trabalho e avança em levar as mesmas ferramentas usadas em âmbito estadual para aplicar nos municípios. Fico encantado com as oportunidades que têm em Rondônia, e hoje, o Estado se encaixa em um desejo mundial, a sustentabilidade combinada com o desenvolvimento, a tempestade perfeita para prosperar’’, frisou Adriano.

Durante a palestra, ele ensinou para os municípios a se tornarem acolhedores aos investidores. ‘‘O município tem que fazer o dever de casa, está com seu plano diretor organizado, atualizar leis e organizar a cidade, pois é nos municípios que todo o show acontece, é neles que os investimentos se instalam’’, pontuou.

O encontro faz parte do Programa Invest Municípios

Também palestrante no Encontro, o consultor de desenvolvimento econômico de Extrema, em Minas Gerais, Tiago Pareto, reforçou que os agentes de desenvolvimento econômico têm a missão de encurtar a distância entre o processo de desenvolvimento econômico e os empreendedores. ‘‘Vimos em Rondônia uma fome de aprendizado, e estamos compartilhando as informações adquiridas ao longo de nossas jornadas para que as cidades se prepararem para fortalecer e alavancar novos negócios’’, salientou.

INVEST RONDÔNIA

Para a coordenadora de Atração de Investimentos e Promoção à Exportação – Invest Rondônia, Kívia Vilarim, o encontro faz parte das ações estratégicas da Invest Rondônia, vinculada à Sedec,  que  por meio do Programa Investe Municípios integra a pauta econômica do Estado com os municípios. ”O Encontro é a coroação dessa integração entre o Governo do Estado e as gestões municipais, e mostra também, o trabalho do Governo em capacitar os municípios, a fim de que eles possam ser pauta de atração de negócios. É uma iniciativa inovadora e histórica que faz com que os municípios sejam acolhidos, e façam parte do processo de desenvolvimento rondoniense”, evidenciou.


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

+

- Advertisement -

Últimas notícias