Agora com o pleito já autorizado através do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) todos os partidos já marcaram as suas convenções e outros já realizaram. Exemplo o DC (Democracia Cristã), União Brasil e o PP (Partido Progressista), sendo que após a concretização da convenção ontem (25), João Pichek renunciou a sua candidatura para o executivo e decidiu disputar a reeleição para vereador.
Nos parágrafos abaixo estaremos explicando politicamente sobre tudo o que poderá advir a partir de agora para frente, uma vez que o embate será travado e as más línguas hão de surgir por todos os cantos da cidade. Nos bastidores da política os baús da maledicência são abertos e despejados nos quatro ventos do horizonte. Injúrias que serão levadas até os ouvidos das harpias da destruição… Aquelas que usam o que é injusto para confundir a cabeça dos justos.
O Palácio do Café
Adailton Fúria (PSD) com os partidos da base aliada (Republicanos, Avante e Agir) marcaram as suas convenções para o dia quatro (04) de agosto. O Podemos que é a sigla partidária que agrega o vereador Toninho de Jesus não sabemos qual o direcionamento que o mesmo irá tomar, pois houve rompimento por parte de alguns e até o momento não sei se um novo consenso será possível.
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que tem como presidente o polêmico vereador Valdomiro Corá marcou a convenção para o dia três (03) de agosto. A sigla ainda não sabe com quem irá compor.
Quanto ao PV, PDT e PT não sabemos o que irá acontecer. Até agora não chegou nenhuma informação sobre as agremiações supracitadas. Há um comentário ainda não confirmado que Almir Suruí será o candidato do PDT.
Falando agora do prefeito Fúria, não há nada de concreto de quem será o seu vice. O que temos ouvido da boca de várias pessoas é que existe uma pressão muito grande sobre o mesmo, pressão essa gerada por parte de certo aliado que impõe de toda maneira para que seja o vice de Adailton. Uma situação que já está ficando complicada.
Professor Davis (União Brasil), há quem diga que a cabeça do renomado educador já rolou ladeira abaixo após o seu pescoço ser guilhotinado por algozes da base aliada que apoiam Fúria. Conjuntura que está ficando difícil e muitos já abdicam o seu nome para concorrer como vice-prefeito.
Não podemos questionar a capacidade técnica do professor Davis, pois é algo singular. Só que no mundo da política, ao contrário de Dorival Caymmi, digo eu: “nem tudo que é divino é maravilhoso”. Esperamos que tudo seja resolvido da melhor forma possível.
Também se cogitam o nome de Rafael Evangelista (União Brasil) para compor com o PSD de Adailton Fúria, pois com todo este cenário político que vem se despontando é mais que necessário que o chefe do executivo municipal ouça pessoas que tem o puro entendimento para dirimir certos episódios que aconteceram e ainda vão acontecer.
Na quarta-feira (24) o prefeito Adailton Fúria esteve na convenção dos partidos que são dirigidos por Elcirone Deiró, acompanhado da sua esposa Joliane e do chefe de gabinete Silvio Machado. Fúria em seu discurso deixou claro que está com dificuldades com correligionários da base aliada. Vamos torcer para que o prefeito tome a decisão certa e consiga prosseguir rumo a reeleição.
Um vice mal escolhido e que também não esteja na vontade do povo, seria suicídio eleitoral. Creio que o nome de Rafael Evangelista preencha todos os quesitos necessários para tal disputa. Se assim não for, corremos o mesmo risco de certos mandatários que perderam a eleição ganha, isto por ter escolhido um vice que não seja simpático para com o povo.
Só que também já temos novidades no cenário político do momento. Populares ligados ao prefeito e inúmeros munícipes já aclamam o nome do exímio vereador Luiz Fritz (PSD) para ser o vice de Fúria.
Segundo comentários que ouvimos constantemente, Fritz tem a admiração e respeito até mesmo dos presidentes de outras agremiações concorrentes. Um homem sábio, prudente e que sabe ouvir as pessoas com diplomacia e não toma decisões precipitadas. Se tal escolha não acontecer, Fritz seguirá como candidato à reeleição e com certeza será o vereador mais votado do pleito. Vamos aguardar o frigir dos ovos e veremos o que irá acontecer.
E o Palácio Catarino Cardoso dos Santos?
Na cidade de Cacoal muitas pessoas aspiram uma das doze (12) cadeiras existentes na Câmara Municipal acreditando que quando chegar o dia da eleição seu nome será consagrado por eleitores cocalenses. Algo que dependerá do quociente eleitoral e da votação de cada partido e divisão da totalidade de votos. É claro!
Clebinho Fúria (Avante), ele que tem sido companheiro de Adailton desde a sua primeira eleição que disputou. Clebinho é oriundo de Cacoal, jovem senhor de grande reputação é um dos nomes que mais despontam no cenário político do momento como candidato a vereador.
Clebinho que tem recebido apoio de diversas associações rurais e também urbanas, acredita que no dia primeiro (1º) de janeiro de 2025 será eleito. “Tenho trabalhado constantemente visitando amigos, pessoas que me ligam e pedem que eu as visite… assim tem sido o meu trabalho”. Comentou! Há quem diga que Clebinho Fúria será um dos candidatos a vereador mais votados de Cacoal.
Luiz Cesar (União Brasil), em conversa com o mesmo informou que tem intensificado nas visitas de amigos e vem recebendo apoio de pessoas que querem o melhor para Cacoal. Ainda disse que amigos chegam a se organizar em grupos para poder o ajudarem.
É bom frisar que o professor Luiz Cesar é oriundo da família Moreira, família essa pioneira de Cacoal e que agregam sobre si a atenção especial da população cacoalense. Cesar acredita que será eleito e trabalhará pelas causas nobres da cidade apresentando projetos que venham atender os anseios dos munícipes de um modo geral.
Diego Klipel (AGIR), neste fim de semana se reunirá com a família e amigos para assim que for formalizada a convenção do seu partido no dia quatro (04) de agosto) e a ata devidamente registrada na Justiça Eleitoral, informou que irá intensificar a campanha de forma ininterrupta uma vez que quer ser eleito a vereador por Cacoal.
Klipel é um dos nomes que tem grande possibilidade de ser eleito por sua agremiação, pois durante anos tem construído um enorme vínculo de amizades e isto irá fazer a diferença na hora da apuração dos votos. Diego comentou que está disposto a prestar um bom trabalho para população.
Vilmar Kemper (PL), homem renomado e de grande carisma para com as pessoas que as conhecem. Tem a sua vida pautada na honestidade e humildade, além de ser um homem de grande responsabilidade em tudo que faz. “Isso é uma dádiva de Deus para nossa família e é repassada de pai para filho”, salientou Kemper em conversa recente que tivemos.
Vilmar que desenvolveu um organograma de visitas, está aguardando a convenção do seu partido que será dia cinco (05) de agosto e assim colocar em prática o que está em pauta. “É claro que conversamos todos os dias com pessoas e amigos, mas precisamos do prazo legal para que trabalhemos sem cessar”, salientou Kemper!
Luana Evangelista (União Brasil), que está disposta a trabalhar em defesa da cidade de Cacoal e da população, foi o que nos disse na fala que tivemos, busca apoio de pessoas ligadas à sua denominação religiosa como também em outros segmentos da sociedade.
Luana também comentou que amigos estão formando grupos de WhatsApp na intenção de ajudá-la. É bom salientar que Luana é uma jovem senhora empreendedora, dona de casa, esposa e como as demais mulheres uma batalhadora do dia a dia. A senhora Luana acredita na sua eleição e trabalhará incansavelmente para isso. Salientou!
Irmão Lemes (AGIR), filho de Valdomiro de Souza Lemes e Neuza Salutiano Lemes, família que mora em Cacoal desde o ano de 1985. Assim como os demais povos de Rondônia vieram para esta rica terra em busca de novos horizontes para aqui criarem os seus filhos.
Lemes, que trabalha desde os dez (anos) de idade para ajudar no sustento da família, já vendeu picolé nas ruas de Cacoal para aumentar a renda da sua casa, evitando que sofressem por falta de alimento e não viessem sofrer por necessidade alimentar. Ele confia que será eleito por sua agremiação e prestará um bom trabalho para comunidade. Sobre Irmão Lemes, falaremos um pouco mais no próximo artigo.
Outros candidatos disputam o pleito como vereador por Cacoal.
Ana Hack (AGIR), tem grande chance de ser eleita para ocupar uma cadeira no legislativo cacoalense. Paulo Henrique (PL) busca incansavelmente por sua reeleição. Emanuel Alves (União Brasil), luta para que o seu nome seja consagrado para o cargo de vereador e promete fazer um bom mandato. Zivan Almeida (DC), por sua sigla partidária, tem enorme chance de reeleição. Professor Xavier (PV), ele que já foi vereador em Guajará Mirim, deseja ser eleito por Cacoal e promete realizar um bom mandato. No próximo artigo estaremos citando mais nomes de outros candidatos.
Siderlandio Simões
Jornalista e articulista