Soldado perseguido no Brasil por organização supostamente ligada ao Hezbollah chega a Israel

Um soldado reservista das Forças de Defesa de Israel (IDF), Yuval Vagdani, conseguiu retornar em segurança a Israel após receber alertas de que poderia ser preso durante suas férias no Brasil. O militar, que serviu mais de 100 dias em áreas de combate, precisou deixar o território brasileiro às pressas.

Vagdani foi alertado sobre o risco de prisão através de mensagens enviadas pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel e familiares. Com auxílio da diplomacia israelense, ele foi conduzido primeiro à Argentina, depois seguiu para os Estados Unidos, e finalmente conseguiu chegar a Israel.

O caso ganhou atenção após Vagdani ter publicado nas redes sociais uma selfie durante uma operação de demolição de um prédio em Gaza. A foto, compartilhada sem contexto sobre os motivos da demolição, acabou sendo usada contra ele.

A situação do soldado israelense está relacionada a uma campanha da Fundação Hind Rajab (HRF), organização com sede na Bélgica que tem buscado ações contra militares israelenses em diferentes países. A fundação é dirigida por Dyab Abou Jahjah, que possui histórico de militância junto ao Hezbollah e, segundo relatos da imprensa internacional, recebeu treinamento militar do grupo terrorista.

+

- Advertisement -

Últimas notícias