COLUNA BOCA MALDITA – CARNAVAL DE DIÁRIAS

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

No último dia 3 de fevereiro, aconteceu, no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia, a posse dos membros da nova Mesa Diretora das Casa de Leis do estado. Alex Redano (Republicanos) será o presidente da ALE nos próximos dois anos e terá como vice-presidente o deputado Laerte Gomes (PSD). A solenidade foi prestigiada por centenas de vereadores e prefeitos, além de outros convidados dos deputados. A presença de uma grande quantidade de políticos na posse revela que as pessoas comuns já não participam mais desse tipo de evento em Rondônia. Em outras ocasiões que aconteceram solenidades semelhantes, era comum observar que uma grande maioria do público presente era de pessoas comuns que ainda acreditavam muito em política. No caso da atual Assembleia Legislativa, entre os projetos mais importantes votados na Casa está o aumento do ICMS do estado, o que causou um grande problema aos rondonienses, já que esse imposto está diretamente ligado aos preços de todos os produtos do mercado e atinge diretamente o consumidor comum.

CARNAVAL DE DIÁRIAS

A participação de dezenas de vereadores e prefeitos na solenidade de posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa abre as discussões sobre uma velha polêmica do estado de Rondônia, relacionada com o pagamento de diárias gordas aos políticos do interior que se deslocam à capital do estado nessas ocasiões. Vereadores e prefeitos de todas as regiões de Rondônia saíram de seus municípios com a finalidade exclusiva de participar da posse dos deputados, mas muitos deles alegaram, em suas justificativas nos processos de diárias, que iriam a Porto Velho em busca de benefícios para a população de seus municípios. Neste caso, os contribuintes dos 51 municípios do interior do estado precisam fazer uma avaliação e descobrir quais são os benefícios que seus municípios terão com a presença de vereadores e prefeitos numa solenidade de posse dos membros da Mesa da Assembleia. Como a famosa Banda do Vai Quem Quer se prepara para o carnaval nas ruas da capital, é possível que muitos desses políticos façam uma nova programação de diárias para os primeiros dias do mês de março, quando acontece o carnaval em todo o Brasil e também na cidade de Porto Velho.

CONTATO COM DEPUTADOS

Muitos vereadores que viajam do interior de Rondônia para eventos em Porto Velho costumam alegar que viajaram para encontros com deputados na capital e para reivindicar benefícios para seus municípios. Já passou da hora de instituições como Tribunal de Contas e Ministério Público realizarem um trabalho de investigação sobre a situação das diárias em Rondônia. O estado possui 24 deputados; todos eles possuem assessores nos municípios do interior e escritórios políticos nos municípios que representam sua base eleitoral. Esses escritórios estão sempre cheios de assessores e possuem todos os mecanismos eletrônicos e telefônicos para o contato diário com os deputados. Do mesmo modo, todos os vereadores possuem em seus gabinetes computadores e celulares. Não é possível que os vereadores consigam falar com os deputados somente na capital do estado. Além disso, os deputados podem ter muitos defeitos, mas não dá para reclamar que eles estão ausentes dos municípios, porque eles fazem visitas constantes. Há muitos casos em que os vereadores de determinado municípios passam o fim de semana inteiro em eventos com os deputados em seus municípios e viajam no início da semana para falar com os deputados na capital. Isso é muito estranho!

FALTA DE IDENTIFICAÇÃO

Nos últimos dias, várias pessoas de Cacoal têm se manifestado nas redes sociais para falar sobre um assunto que precisa ser revisto pelas autoridades políticas locais. Trata-se de um veículo que foi adquirido com recursos de uma emenda parlamentar de um deputado estadual com a finalidade de servir à uma instituição que atua no campo social do município. Nas redes sociais, as pessoas alegam que o veículo não possui nenhuma identificação e que pode estar sendo usado para finalidades particulares. Assim, é necessário que as pessoas responsáveis pelo veículo tomem providências, no sentido de identificar o automóvel para que a população saiba suas finalidades. Não há, até este momento, nenhuma comprovação de que o carro esteja sendo utilizado para fins particulares, mas a falta de identificação gera muitos comentários negativos. Já que o carro foi adquirido com recursos públicos, é justo que seja identificado pelo contribuinte como um bem público e que a polêmica sobre seu uso seja definitivamente encerrada. Não faz sentido que recursos públicos sejam aplicados em investimentos que não possui a devida transparência.

CRISE NO GOVERNO

A solenidade de posse dos novos membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa serviu para trazer ao debate político do estado uma possível crise política que envolveria o governador Marcos Rocha, seu vice Sérgio Gonçalves e o Secretário da Casa Civil, Júnior Gonçalves. Houve quem dissesse, nos bastidores da solenidade, que o chefe do executivo de Rondônia não desejava a presença dos irmãos Gonçalves no local. Mas eles foram convidados e foram festejados por muitas pessoas que estavam presentes, principalmente vários deputados. Diversos analistas políticos que acompanham a movimentação na capital já afirmam que existe uma grande crise política envolvendo o trio e que isso coloca em jogo até mesmo o projeto do governador de entrar na disputa por uma cadeira no Senado Federal, no próximo ano. Tanto o governador quanto os irmãos Gonçalves negam que haja uma crise e garantem que a relação entre eles é a melhor possível e que estarão juntos nas eleições de 2026. Mas a realidade parece ser bem diferente e não será nenhuma surpresa, se o governador desistir do projeto da candidatura de senador. Outros analistas afirmam que Júnior Gonçalves estaria com os dias contados na Casa Civil.

ÔNIBUS DA SAÚDE

Poucos dias atrás, o prefeito de Cacoal divulgou um vídeo em suas redes sociais no qual aparece dirigindo o ônibus que foi comprado para transportar pacientes que precisam fazer exames ou outros procedimentos em Porto Velho e outros municípios de Rondônia. Na ocasião, o prefeito aparece ao lado do deputado Cassio Gois e declara que iriam à capital do estado. Assim, ficou a impressão de que o prefeito seria o motorista do veículo na viagem. Entretanto, o prefeito de Cacoal não possui a habilitação para dirigir esse tipo de veículo e certamente teria problemas, caso fosse abordado em uma das várias barreiras da Polícia Rodoviária Federal no trajeto até a capital. Como o prefeito Adailton Fúria é conhecido pelo fato de gostar de fazer barulho, tudo indica que o vídeo foi gravado apenas para chamar a atenção dos eleitores mais desatentos que o tratam como um verdadeiro herói das histórias em quadrinhos ou de séries da televisão. Ele inclusive já participou de diversos atos políticos em Cacoal vestido de Chapolin e outros personagens das historinhas infantis. Mas é claro que não dá para brincar com a saúde e segurança dos pacientes, porque a saúde precisa ser levada a sério.

UNIFORMES ESCOLARES

Uma medida muito positiva adotada pela administração de Cacoal, neste início de ano, foi a compra de uniformes e materiais escolares que serão distribuídos para os estudantes das escolas da rede municipal da Capital do Café. Os estudantes das escolas públicas do município realmente precisam ter esse tipo de incentivo da administração e esta é uma medida administrativa que merece, sim, elogios, porque nem todas as famílias possuem recursos suficientes para bancar uniformes e materiais escolares. Sendo assim, mesmo as pessoas críticas da administração certamente vão aprovar a compra de uniformes, já que o município possui um grande número de pessoas incluídas na categoria de baixa renda. Segundo dados do IBGE, cerca de 40 mil pessoas em Cacoal fazem parte do Cadúnico, o que justifica a iniciativa do prefeito Adailton Fúria e da Secretaria Municipal de Educação de Cacoal. As regras para a compra dos uniformes foram aprovadas recentemente, numa sessão extraordinária realizada pelos vereadores no início do mandato.

PONTES EM CACOAL

Com o intenso período de chuvas que caem no estado nesta época, praticamente todos os municípios de Rondônia sofrem muito, com as enchentes e problemas nas estradas rurais. No caso de Cacoal, diversas pontes de madeira têm sido arrastadas pelas águas das chuvas e a situação preocupa muito os produtores rurais e todas as famílias que vivem no setor rural da Capital do Café. Até este momento, as chuvas não chegaram a afetar a população urbana, como ocorre todos os anos, criando enormes transtornos e desabrigando centenas de famílias, além de prejuízos incalculáveis para muitas empresas. É claro que não dá para esperar que as pontes destruídas pela chuva em algumas estradas serão recuperadas imediatamente, porque o volume de chuvas ainda é muito grande e deve se estender por todo o mês de fevereiro e março, mas é necessário que algumas medidas de urgência sejam adotadas pela Secretaria de Agricultura, visando impedir que os prejuízos sejam maiores este ano. No período em que esteve à frente da Prefeitura Municipal, o vice-prefeito Tony Pablo visitou diversas linhas rurais para ver a realidade e prometeu adotar as providências necessárias.

UNIÃO CACOALENSE

O campeonato estadual de futebol de Rondônia teve início este mês e conta com a participação de sete clubes, sendo dois de Porto-Velho; dois de Vilhena, dois de Rolim de Moura e um de Ji-Paraná. Após vários anos, o tradicional clube União Cacoalense não estará na disputa, fato que deixa a população de Cacoal muito frustrada, já que o time da Capital do Café possui uma torcida muito apaixonada. Neste sentido, não é possível criticar os dirigentes e nem mesmo os atletas de Cacoal, porque não é fácil manter um clube de futebol profissional. Em anos anteriores, os dirigentes fizeram grandes esforços e contaram com a importante colaboração de alguns empresários do município, mas os custos elevados dificultaram a participação da Raposa da BR na competição estadual de 2025. Além das enormes dificuldades financeiras que o clube União Cacoalense sempre enfrentou com muita bravura, o município de Cacoal não tem sequer um estádio com boa infraestrutura e isto também serve para desmotivar o clube local, os atletas e torcedores. Várias obras de improviso foram iniciadas no local, mas a situação do gramado nunca foi resolvida. Infelizmente, este ano, a grande torcida da Raposa terá que se conformar vendo outros jogos.

+

- Advertisement -

Últimas notícias