Hipocrisia
Sabe aquele famoso ditado: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Pois então… Parece que a grande defensora da moral e dos bons costumes, vereadora Sofia Andrade (PL), aprendeu bem rapidinho na política, onde ela prometeu (como todos os políticos) fazer uma “moralização”. Isso não aconteceu e nem vai acontecer, por diversos motivos já conhecidos.
Hipocrisia 2
Vamos voltar um pouco no tempo: no mundo encantado de Sofia e os bozominions, a internet (especialmente o Instagram), ela vivia dizendo que era contra o uso do bilionário fundo partidário. Veio a primeira candidatura, para deputada federal, onde ela fez quase 15 mil votos e ficou como primeira suplente. E não DEVOLVEU NENHUM CENTAVO desse primeiro dinheiro.
Hipocrisia 3
Com o aumento da “fiscalização”, veio a campanha para vereadora, onde ela foi a segunda mais votada do partido dela, o PL, ficando um pouquinho atrás de Dr. Gilber (vereador reeleito). Mas, a primeira parcela do fundão foi de R$ 140 mil reais. O que fez Sofia? Escolheu usar a grana na campanha. Deu uma desculpa esfarrapada, mas usou todos os recursos públicos.
Hipocrisia 4
À época, em linhas gerais, ela disse que continuava contra o fundo eleitoral, mas que já que tinha à disposição, ia usar… Ficou elas por elas, mais ou menos assim: já que tem, vou usar tudo. Se eu não usar, vai ter outro que vai usar e se beneficiar. Então, já que é para alguém se beneficiar que seja eu né? Todas essas palavras são da minha impressão ao vê-la dar a desculpa para tal ação.
Caladinha
Veio o mandato de vereadora, onde ela recentemente passou dos 100 dias. Começou combativa, dizendo que iria fazer oposição ao prefeito Léo Moraes. Mas cada vez menos, Sofia aponta erros da atual administração. E aí, vieram alguns textos espalhados em grupos de WhatsApp fazendo suposições sobre o atual posicionamento mais “amigável” da vereadora com o Executivo.
Caladinha 2
Segundo o jornal eletrônico Fofoca Aí PVH (que eu não conheço), a vereadora do PL teria conseguido a nomeação da própria irmã em um dos cargos mais altos da administração: CC-17. Além disso, indicou aliados em um cargo CC-16, três cargos CC-14 e cinco CC-10, todos ligados diretamente ao seu grupo político.
Caladinha 3
De acordo com a página do Instagram, que apagou a publicação, mas espalhou as informações em diversos grupos de política no WhatsApp, a ocupação desses espaços seria parte de um acordo político para blindar o Executivo municipal de críticas, especialmente nas áreas da saúde e da educação setores onde a vereadora tem optado pelo silêncio, mesmo diante das inúmeras queixas da população.
Caladinha 4
Ainda segundo o tal Fofoca Aí PVH, pessoas que conversaram com a publicação, indicaram que “a estagnação de Sofia Andrade no parlamento municipal causou profunda decepção entre seus apoiadores originais. Fontes apontam que a vereadora perdeu força política, se isolou nas decisões da Casa e não correspondeu às expectativas de lideranças que esperavam uma atuação combativa”.
Caladinha 5
De acordo com as pessoas próximas, “sua postura passiva muitas vezes esperando outros vereadores se manifestarem para depois apresentar requerimentos semelhantes foi vista como uma estratégia oportunista e sem autenticidade”, indica o texto distribuído no aplicativo de mensagens.
Opinião
Na minha humilde análise, não há problema nenhum a vereadora mudar de opinião tão rápido. Sua maior inspiração na política, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também teve que mudar de opinião várias vezes. Ele começou seu governo dizendo que o Centrão era um mal na política, mesmo ele ficado neste grupo por quase três décadas.
Opinião 2
Bolsonaro acabou seu governo com pelo menos a metade dos ministros sendo indicados pelo Centrão, aquele que era o mal da política, e que jamais iria participar de sua administração. Sofia Andrade tem que parar com essa postura de que é moralista, de que vai fazer acontecer, sendo que ela sequer, apresentou algum projeto realmente relevante para a vida do porto-velhense.
Opinião 3
Política se faz assim: com apoio em troca de cargos e indicações para funções. Não há problema nenhum em conseguir emprego para a irmã, parentes ou aliados. O que fica feio é fingir costumes, quando não há. Dizer que não faz para o eleitor, e nos bastidores, fazer igual aos outros. Que diabos é moralização é essa???
Denúncia
Por conta das supostas informações falsas divulgadas pelo jornal eletrônico Fofoca Aí PVH, Sofia disse ter acionado a Polícia Federal, a Polícia Civil e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigar os responsáveis. Durante a gravação de um vídeo, Andrade afirma que o objetivo dos ataques é minar sua reputação política.
Denúncia 2
“Cadeia para esses bandidos. É isso que nós estamos buscando junto da Polícia Federal, da Polícia Civil e do Tribunal Superior Eleitoral”, declarou ela. Embora não tenha exposto, outros vereadores também foram alvos de ataques do mesmo tipo.
Denúncia 3
No final da gravação, Sofia Andrade ainda relaciona a ofensiva virtual aos resultados de uma recente pesquisa eleitoral. “A eleição do ano que vem tá bem aí. Semana passada saiu uma pesquisa na internet onde mostra o nosso nome pontuando na frente de pessoas, por exemplo, com alto cargo dentro do Governo do Estado”, disse, sem citar nomes.
Polêmica
Ainda no começo do ano, onde mal assumiu o cargo de vereadora, Sofia afirmou ter enviado pedido para o Governo do Estado chamar a Força Nacional de Segurança para controlar os ataques organizados por facções criminosas em Porto Velho, que deixaram vários mortos, dezenas de feridos e muitos prejuízos para empresas de ônibus, por exemplo.
Polêmica 2
Porém, a parlamentar foi desmentida pelo secretário de Segurança Pública, Felipe Vital, que disse que o governador Marcos Rocha teria feito essa solicitação oficial horas antes, durante a madrugada daquele dia, ao Ministério da Justiça.
Polêmica 3
“A Sofia Andrade foi lá no CPA e disse que estava protocolando um documento pela Força Nacional, depois ficou dizendo que foi graças ao protocolo feito por ela, e não foi, o governador já havia assinado um pedido à Força Nacional durante a madrugada, e quem solicita é o Governo do Estado”, disse Vital em publicação nas suas redes sociais.
Polêmica 4
Agora, Sofia Andrade resolveu apresentar um projeto de lei onde qualquer conteúdo religioso só pode ser apresentado nas escolas públicas municipais com autorização dos pais. O motivo? Uma professora ter apresentado em sala de aula um livro sobre religiões de matrizes africanas (candomblé), conhecidas pelo nome chulo de macumba.
Polêmica 5
Para justificar o “árduo trabalho e importante”, a representante do PL na Câmara Municipal disse que recebeu “grande apoio” de todos os ramos religiosos. Não vi NENHUMA GRAVAÇÃO de instituição evangélica, católica, espírita ou de candomblé apoiando a medida. E teve um deputado estadual que foi na onda e apresentou o mesmo projeto na Assembleia Legislativa.
Opinião 4
Para mim, escola deve ser um amplo espaço de conhecimento. Se apresentar uma religião, todas devem ser apresentadas, especialmente nos colégios públicos. Ou nenhuma deve ser apresentada. Isso se chama ISONOMIA. Eu sempre estudei em colégios católicos e as aulas de religião eram essenciais. Hoje, prefiro frequentar centros espíritas kardecistas e não há nenhum problema nisso.
Opinião 5
Cada um é livre para conhecer todas as religiões e optar por aquela que lhe acolher melhor. O problema é o PRÉ-CONCEITO, que é o que a nobre parlamentar quer fazer por meio de um projeto de lei. Os bolsonaristas/patriotas falam tanto em liberdade de expressão, mas esquecem que isso também deve ocorrer nas escolas de forma livre, em um espaço aberto de debate entre todos.
Falando bobagens
Durante entrevista ao podcast Resenha Política, Sofia Andrade negou a existência da ditadura militar, período entre 1964 e 1985, época onde sequer ela sonhava em nascer. “Estudando o tema, entendo que foi um regime militar, duro, mas não uma ditadura”, pontuou ela.
Opinião 6
Nobre vereadora, eu, por exemplo, nasci em 1984 e acredito ter estudado nos mesmos livros de história que vossa excelência. Um período com desaparecidos políticos levados por membros desse “governo”, tortura (incluindo estupro de mulheres) e censura da imprensa não é uma ditadura??? Faça-me o favor né??? A senhora aparenta ser bem mais inteligente do que as suas falas…
Sonho
Apesar de não ter nem chegado ao quinto mês como vereadora, já em outro programa, o “Informa na Hora”, apresentado por Fábio Camilo, Sofia Andrade surpreendeu ao anunciar sua pré-candidatura a deputada federal. Ou seja: o cargo de vereadora é apenas um trampolim para seu maior sonho: morar em Brasília para ficar mais perto do seu “mito” Jair Bolsonaro.
Os sites que publicam esta coluna reservam o direito de manter integralmente a opinião dos seus articulistas sem intervenções. No entanto, o conteúdo apresentado por este “COLUNISTA” é de inteira responsabilidade de seu autor.