Privatização da BR-364: ANTT aprova relatório de projeto para concessão da principal rodovia de RO

O relatório do projeto para concessão da BR-364 em Rondônia foi aprovado nesta quinta-feira (8) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em uma reunião em Brasília (DF). Os estudos sobre a concessão da BR-364 são feitos desde o ano passado, em um investimento previsto em R$ 5,4 bilhões.

No projeto aprovado pela diretoria está previsto a concessão de 686,7 km da BR-364 no estado, abrangendo trechos de Guaporé, Cocal, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho.

A ANTT aprovou no projeto uma melhorias e ampliações da principal rodovia do estado, incluindo:

  • 113,7 km de duplicações
  • 200 km de faixas adicionais
  • um contorno em Ji-Paraná (RO)
  • e uma via de acesso ao Porto Novo, conhecida como “Expresso Porto”, totalizando 34,4 km de novas vias.

Segundo a Agência, a via de acesso ao Porto Novo busca “proporcionar acesso viário de qualidade ao porto e impulsionar o crescimento de Porto Velho e todo o estado”.

Próximos passos

 

Com a aprovação do relatório, o próximo passo da ANTT é encaminhar o projeto para análise do Ministério dos Transportes. Isso deve acontecer na semana que vem, após o carnaval.

Depois do Ministério dos Transportes, o projeto vai passar por avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU).

O projeto de concessão da BR-364 está no lote chamado Centro Norte 5 (CN5). São previstos R$ 5,4 bilhões de investimentos em 30 anos.

De acordo com o Ministério dos Transportes, os investimentos em logística devem proporcionar comodidade à população, além de agilizar o transporte da produção estadual e promover a conexão com diferentes regiões do Brasil, explica.

A BR-364 é uma das principais rotas brasileiras de ligação interestadual. Atualmente o estudo que aponta a viabilidade da privatização e duplicação nos trechos entre Porto Velho (RO) e Comodoro (MT).

A duplicação será priorizada nos trechos de maior tráfego, mais próximos das cidades e com maiores riscos de acidentes.

Por g1 RO

+

- Advertisement -

Últimas notícias