Enchente no Acre: Rio Branco e Brasiléia enfrentam situação crítica

O estado do Acre enfrenta uma situação de emergência devido às enchentes devastadoras que afetam diversas cidades, com destaque para Rio Branco e Brasiléia. O Rio Acre atingiu níveis alarmantes, causando inundações severas e deixando um rastro de destruição.

Em Rio Branco, a capital acreana, o rio alcançou a marca de 15,46 metros no início da semana, com previsão desanimadora de chegar aos 16 metros ao longo do dia. Cerca de 30 bairros já estão alagados, e o número de desabrigados cresce a cada momento. Mais de 100 famílias foram forçadas a abandonar suas casas e buscar refúgio em escolas transformadas em abrigos, com mais de 400 pessoas acolhidas pelo poder público.

Brasiléia, por sua vez, enfrenta uma catástrofe sem precedentes. O rio Acre inundou a cidade, submergindo casas e apagando anos de memórias familiares. Centenas de famílias foram desabrigadas, e a solidariedade entre os moradores e comunidades vizinhas tem sido fundamental para enfrentar a crise. A situação é descrita como de “extrema gravidade”, exigindo uma resposta rápida e coordenada de todos os níveis governamentais.

As equipes de resgate trabalham incansavelmente para socorrer os atingidos em ambas as cidades, enquanto cresce a urgência por medidas preventivas e de longo prazo para evitar ou mitigar desastres futuros. A comunidade demonstra uma resiliência admirável, unindo-se para reconstruir e superar as marcas deixadas pela natureza.

+

- Advertisement -

Últimas notícias